.


.

.

31 maio, 2013

dica do felipe - replay



Olá!!!
Tudo bem com vocês?
Esta semana andei estudando um pouco esta minha área maravilhosa que é a maquiagem e li muito sobre um tema muito especial, e por isso, hoje a dica tem um ar...assim... cultural...
Vamos conhecer um pouco 



  • Kabuki (歌舞伎) é uma forma de teatro japonês, conhecida pela estilização do drama e pela elaborada maquiagem usada por seus atores.
  • O significado individual de cada ideograma é canto (ka = ), dança (bu= ) e habilidade (ki = ), e por isso a palavra kabuki é às vezes traduzida como “a arte de cantar e dançar”. Acredita-se, de fato, que kabuki derive do verbo kabuku, significando aproximadamente “ser fora do comum”, que se refere ao teatro se de vanguarda ou mesmo bizarro.
  • A sua origem remonta ao início do século XVII, quando se parodiavam temas religiosos com danças de ousada sensualidade. Em1629, esse tipo de teatro foi proibido pelo governo. O espetáculo passou a ser encenado então por rapazes que se vestiam de mulher.
  • Contemporaneamente, o teatro kabuki se tornou um espetáculo popular que combina realismo e formalismo, música, dança mímica, encenação e figurinos, implicando numa constante integração entre os atores e a plateia.
fonte:  wikipedia.org
Pois é minhas queridas... e quando iniciou-se as atividades kabuki só as mulheres podiam participar... mas vestidas, caracterizadas como homens e isso causou uma grande polêmica e até proibição desta atividade no Japão, porque muitos homens lá iam não para apreciar a arte, mas sim para ver as mulheres que lá atuavam. Mesmo que vestidas de homem.
Logo acharam uma saída para este "probleminha", os homens passaram a atuar no teatro kabuki transformados em mulheres, agindo e se vestindo como a sociedade achava que a mulher deveria se portar. E dai nasceu a maquiagem kabuki.
Vamos conhecer um pouco da caracterização deste personagem...
1) O ponto principal é o contraste do claro (branco) e o escuro (branco);
2) A base para o rosto todo é extremamente branca, imagino que pancake branco dá um efeito muito bom e um pó pra segurar;
3) Geralmente as expressões – feliz, triste, bravo etc. – são destacadas com a cor preta, bem acentuada;
4) A boca... extremamente vermelha.
Todo trabalho acompanhado de uma atitude que o personagem  kabuki  tem.
Uma curiosidade interessante é sobre o pincel que leva o mesmo nome da arte, ou seja, pincel kabuki – já o mencionei aqui na dica onde explico a finalidade de cada pincel.
A diferença entre o pincel de blush e o pincel kabuki, é a densidade e largura.
Quando aplicamos o pó ou blush com o kabuki ele espalha muito mais e adere melhor à pele. Por ele ter mais cerdas, uma única aplicação já adere o produto, diferentemente do pincel de blush ou de pó, que você muito com certeza terá que reaplicar.
Já estou estudando outros pontos da história da arte da maquiagem para dividir com vocês uma vez que a maquiagem tem uma importante participação no comportamento no decorrer dos anos. É parte da história da civilização. Puro luxo!
Espero que vocês tenham gostado desta curiosa&cultural dica da semana!
Super abraço,