.


.

.

11 junho, 2013

dica do sommelier n.61

Olá Amigos,

Aqui começa mais uma prazerosa dica de vinhos.

Como tema, hoje o assunto será dirigido aos que realmente gostam de apreciar uma boa harmonização entre comida e vinho, ou seja, uma verdadeira manobra que envolve a Enogastronomia.

Para falar sobre tão saboroso tema, separei um condimento mundialmente apreciado, o açafrão.


Originário da Pérsia, atual Irã, o açafrão é considerado até hoje o mais valioso condimento de toda culinária. Como especiaria fina ele também foi usado em perfumes e na medicina da mais remota antiguidade. Muito apreciado pelos babilônicos e assírios, se difundiu pelo Egito, Grécia e Roma.

No Egito foi muito usado com mel, zimbro, mentol e em receitas culinárias associadas à sálvia.

Que tal um risoto de açafrão?

Experimente acompanhá-lo com um escalope de filé mignon grelhado, preferencialmente coberto com molho rotí, regado com creme de leite, funghi secchi e sálvia.

Selecionei um vinho branco, da região de Rueda Espanha, vinificado a partir do varietal Verdejo da região chamado EL QUINTANAL.

Este vinho possui coloração amarelo palha com tons de verde, muito límpido, seu aroma lembra frutas brancas e ervas aromáticas, na boca se faz presente o paladar de ervas, corpo intenso e relativamente gordo. Boa acidez e retrogosto duradouro.

Se preferirem, é possível harmonizar o prato com Sauvignon Blanc do novo mundo.

Apreciem sempre um bom e honesto vinho...


Jeozadak Gomes








imagens meramente ilustrativas