.


.

.

25 janeiro, 2009

ano novo, vida nova?

comemoração do ano novo chinês em frente à Catedral da Sé, São Paulo, 25/01/2009
site G1, globo.com

Uma das características da humanidade que mais me fascinam é a obsessão, desde sempre, em controlar o tempo, e para isso o ser humano lançou mão de mecanismos engenhosos: o relógio do sol para marcar o dia, as fases da lua para marcar as festas, as colheitas, a fertilidade, a gestação. Mas a criatividade e engenhosidade não pararam por aí.

Se ainda hoje fosse assim seguiríamos as fases lunares para marcar eventos? Será?

Bem, as civilizações milenares seguem esse parâmetro. Os chineses comemoraram neste domingo o Ano Novo, seguindo as tradições dos fogos de artifício para afastar os maus espíritos, e olha que para ano de 2009 é preciso afugentar o mau-espírito da recessão; a tradição judaica também segue o calendário lunar e comemora o ano novo entre setembro e outubro. Assim, hoje eles se encontram no ano 5769.

Mas claro, veio o Papa Gregório XIII, em 1582, e converteu o calendário ocidental vigente [juliano] para entrar para história; convocou os especialistas da época que depois de muitos cálculos e 5 anos entregaram o calendário que aos poucos foi sendo incorporado pelos países do mundo ocidental. Dá pra imaginar como funcionava antes? Seria o mundo ocidental de então menos ou mais complicado para o papa Gregório inventar o seu calendário?

E como um plano econômico, suprimiu dias, criou meses, anos bissextos, congelou o ano em 365 dias, os meses entre 30-31 dias, e coube a fevereiro variar de 28 a 29 dias.

Mas voltando à idéia de novo ciclo.

Em 31 de dezembro na passagem para 1º de janeiro convencionou-se comemorar o Ano Novo, diria, ‘ocidental’. Daí, com os chineses surge uma nova oportunidade de recomeçar, neste ano em 26 de janeiro, com as qualidades do ano do Boi.

E aqui surge outra invenção humana para aprisionar e catalogar o tempo: o horóscopo.

Se você não se sentir preparado para começar agora em janeiro não se estresse.

Sempre há nova chance. Por exemplo,21 de março, neste dia tem início o ano novo astrológico, que começa exatamente quando o Sol ingressa em Áries ou Carneiro.

Não se animou?

Ok, ok. Espere a data de seu aniversário, então. Seu ano começará exatamente no dia em que o Sol se encontrava no céu astrológico do dia em que você nasceu.

Fora as outras tantas tradições de outras civilizações: os maias, os astecas, os egípcios, os persas...

A verdade é que o tempo está aprisionado em meses, dias, horas, minutos, segundos e não podemos fugir a esta realidade.

Gozamos de várias possibilidades de 'comprar' nossa consciência e criar a ilusão do recomeço.

Sendo assim, a você, Feliz Ano Novo.