.


.

.

05 fevereiro, 2009

wabi sabi ou feng shui?















Todas as culturas têm uma forma peculiar de enxergar os movimentos da natureza principalmente para transportá-los ao entendimento da natureza humana. Chama-se isso de filosofia, religião, crendices etc.

Duas filosofias vindas do extremo oriente chamaram minha atenção justamente pela polaridade em que se encontram: o Wabi Sabi do Japão e o Feng Shui da China.

Wabi Sabi é a expressão que os japoneses criaram para definir a beleza que mora nas coisas imperfeitas e incompletas. É um jeito de ver as coisas através de uma ótica de simplicidade, naturalidade e aceitação da realidade. Wabi Sabi é olhar para o mundo com olhos de quem sabe que a vida é passageira e, por isso mesmo, bela.

De outro lado, os chineses têm o Feng Shui que estabelece nos ideogramas Feng [vento = yang] e Shui [água = yin] o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários. Assim, todas as coisas devem estar em seus devidos lugares, de modo que a energia positiva possa fluir.

Você consegue reconhecer qual filosofia corresponde a cada foto?