.


.

.

22 abril, 2009

arte urbana - Osgêmeos

Zapeando a tv, assisti a um trecho da entrevista do programa starte com os gêmeos gustavo e otavio pandolfo.
Eles elevaram o graffiti ao status de arte. São trabalhos únicos num universo super criativo, ricos em detalhes e traços indiscutivelmente exclusivos, como se fossem a assinatura dos gêmeos.
Conheci o gêmeo gustavo num trabalho que realizei ano passado. Acessível, um pouco tímido, mas inquieto como os artistas são. Minha primeira pergunta foi para saber quem ele era, já que se tratam de gêmeos idênticos, e ele ficou surpreso em saber que eu conhecia o trabalho dos dois, afinal, não faço parte de nenhuma tribo relacionada às artes e ao grafitti [e pra falar a verdade, mesmo o local em que estávamos tinha relação com aquele universo]. Daí nossa conversa começou.
detalhe: Osgêmeos têm um sotaque paulistano típico do bairro do cambuci, e que não é o sotaque do brás, tampouco da moóca. É um sotaque próprio do cambuci, basta lembrar da atriz nair bello falando [ela também oriunda do bairro]. Como sei disso? Oras, também nasci lá, mêo! Este sotaque só reaparece em determinadas reuniões de família.

reprodução

Bem, voltando a Osgêmeos. Eles já grafitaram a Galeria Tate, em Londres, um castelo também na Inglaterra, seus painéis são expostos em conceituadas galerias de arte mundo afora. E também, algumas paredes da cidade de São Paulo. Até no metrô paulistano existe ao menos um painel criado por eles na estação Luz, no acesso para a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa.