.


.

.

13 maio, 2009

ah, mundo, vasto mundo.....

Não dá pra resistir. A família real [!] britânica sempre consegue chamar atenção, não sei se eles ou seus relações públicas. Essa última é super bonitinha, e quem conta para o mundo é a agência EFE, de Londres:

primeiro ato: era uma vez, uma britânica de 109 anos. Certamente, ela viveu muito. Poucas e boas. Esta senhora, escreveu a elizabeth II para se queixar de receber todos os anos um cartão de aniversário em que a rainha usava a mesma roupa. Nada mais natural, partindo dos 109 anos, tempo suficiente para se perder qualquer constrangimento em se falar a verdade, aquilo que se pensa. Pensando bem, com menos da metade desses anos de vida, já falamos tudo o que pensamos...

catherine escreveu à rainha para dizer que nos últimos cinco anos recebeu cartões de felicitação da soberana que trajava o mesmo vestido amarelo. Essa é a versão da agência EFE para o mundo. Ok, serei mais clara: o mesmo vestido amarelo, a mesma pose, o mesmo cenário, o mesmo sorriso congelado; catherine já contava com 104 anos e não tinha mais nada a perder a não ser a paciência por fazer parte da mala direta do palácio. Logo, com toda razão e lucidez centenárias demonstrou a falta de respeito e atenção do palácio para com todos os súditos maiores de 100 anos. Concordo.
usos e costumes reais: é tradição a rainha enviar um cartão de aniversário assinado por ela a todos os britânicos que completam 100 anos ou mais. Um gesto super nobre, elegante e atencioso com os cidadãos mais antigos do reino unido.
segundo ato: eis que o príncipe william - segundo na linha de sucessão ao trono britânico - visitou na semana passada o lar de idosos para assegurar a catherine que este ano sua avó usaria uma roupa diferente no cartão de aniversário. Foi uma grande surpresa, catherine ficou sem palavras. O responsável pelo asilo contou que ninguém esperava a visita do príncipe. O príncipe entrou e ela perguntou se ele era de verdade; apertou sua mão para confirmar que era ele mesmo; catherine masters foi convidada para um chá nos jardins de buckingham no dia 7 de julho, quando a soberana e outros membros do clã real [!] abrem as portas do palácio para se encontrar ao ar livre com centenas de pessoas especialmente convidadas.
... e eu aqui nos trópicos: achei um gesto simples e tocante. Marketing? Total, claro. Mas são esses gestos que certamente mantêm essa família como chefe de estado de um reino há tanto tempo, com tropeções inomináveis, é claro, mas estão lá. Há muito o que se aprender com os britânicos: tanto de catherine, a súdita , quanto da família real. Senso de humor, elegância e gentileza. Torço para que catherine esteja bem e lúcida em 7 de julho próximo para usufruir do chá nos jardins do palácio.
a foto é da AP.