.


.

.

15 dezembro, 2009

caixa de memórias

Passeando pelo byMK neste fim de semana, me deparei com um look [criação de Alê Melônio] lindo, artesanal e brasileiríssimo, intitulado apropriadamente "Olê mulher rendeira", todo ele montado com peças rendadas.

Eu tenho uma caixa de memórias. Vez ou outra eu a abro, revejo as coisinhas que guardo lá e que fazem parte da minha história. Nesta caixa encontram-se: a revista Mamãe&Bebê que minha mãe leu enquanto me esperava, minha roupinha de bebê, meu primeiro par de sapatos, alguns cadernos de anotações, uma redação que sobreviveu do colégio, desenhos de meu irmão, cartões e bilhetinhos de minha irmã etc, etc, etc. Sou canceriana, preciso explicar mais alguma coisa?

E lá está, muito bem guardada, a minha blusa branca de renda.



Minha avó Maria aprendeu a fazer renda nos tempos de colégio. Para quem não conhece o processo, funciona assim: a almofada recebe a cartela com o desenho que a artesã marca com alfinetes e a medida que vai 'rendando' o alfinete é passado para outro ponto do gráfico. Ela 'rendou' para suas netas. [éramos doze naquela ocasião, tempos depois, um de meus tios casou-se novamente e teve mais duas filhas, imagino que para elas não houve tempo de serem presenteadas].

Cada uma de nós recebeu este rico presente, esta herança,  repleta de carinho e amor traduzidos nas horas que minha avó permaneceu sentada em frente a sua almofada entrelaçando os bilros...



Minha mãe, sua filha caçula, transformou a peça em blusa confeccionada em delicado voal. Minha irmã e eu temos nossas peças de renda transformadas em lindas blusas executadas por nossa mãe.




Hoje, em minha caixa de memórias reside este rico trabalho repleto de carinho e amor na forma dos lindos trabalhos realizados por estas duas generosas mulheres: mãe e filha.

Por fim, a foto da época em que minha avó 'rendava' as peças, e ao seu lado, minha mãe atentamente acompanhando o trabalho ...