.


.

.

16 janeiro, 2010

decoração vintage

Falei, recentemente, que vivemos um momento de resgatar alguns objetos. Aqui eu me corrijo: não só objetos, atualmente nós resgatamos diferentes estéticas, no vestir, no usar e no decorar.

 

E quem nunca esteve sobre um piso de ladrilhos hidráulicos? afinal, ele pode estar no piso de um colégio, de uma igreja, de um restaurante, mercearia ou mesmo na casa da avó. Ok, se você não quiser levantar a mão com medo de entregar a sua idade...bem, então tá, quando foi a última vez em que você esteve naquele botequinho charmoso, e da moda, para tomar "um chopps e comer dois pastel", hein?

Este nome [ladrilho hidráulico] já indica a função. Trata-se de um revestimento para cozinha, banheiros e áreas externas.

Os ladrilhos hidráulicos foram forte tendência de acabamento no período de 1930-1949 mais ou menos. Além de lindos, com seus arabescos e cores, também são versáteis e retornaram à decoração de espaços marcando a tendência vintage na decoração.

modelos de fôrmas

Mas aqui vale uma observação: como eles são produzidos um a um, em fôrmas de ferro, hoje em dia são vendidos sob encomenda. Já imaginou? uma parede ou um detalhe na cozinha com ladrilhos criados exclusivamente para e por você?

Eles também exigem cuidados extras na armazenagem e instalação. As peças devem ser guardadas com cuidado, não devem ser empilhadas mas acomodadas uma voltada para a outra,  e a instalação deve acontecer logo no final seja da reforma ou construção, já que se trata de um material poroso suscetível a absorver sujeira e/ou quebrar.

A seguir, algumas ideias de seu uso em cozinhas, lavabos, área da churrasqueira [combinado com cimento queimado, grande parceria!] e até mesmo ambientes internos como quarto e sala. :

1

2

3

4

5


6


imagens: 1.decoracaoconstrucao.com.br ; 2.coisadelilly.wordpress.com; 3.guiadaarquitetura.blogspot.com; 4. planetaemsuasmaos.blogspot.com; 5.elle.abril.com.br/estilo-de-vida/casa; 6.casadaidea.wordpress.com