.


.

.

05 fevereiro, 2010

petite danseuse

colagem : Google imagens

A bailarina mais famosa do mundo, imortaliza a 4ª posição da dança clássica: mãos levemente cruzadas atrás do corpo e pernas afastadas na vertical.

É uma obra do artista impressionista Edgar Degas. É feita em bronze, sua saia, pobre e um tanto suja, é de tecido e o laço de fita nos cabelos, de cetim.

Esta escultura de bronze mede um pouco mais de 1 metro de altura, e em mim exerce um fascínio e um encantamento inexplicáveis. Ela encanta, prende a atenção, emociona. Vê-la, ao vivo, é uma experiência que não passa desapercebida.
O que Edgar Degas conseguiu em 1881 ao exibir sua escultura, denominada A pequena bailarina de quatorze anos [La petite danseuse de quatorze ans], é o mesmo que nos dias de hoje as fotografias de Sebastião Salgado provocam: inquietação.

Mas a apresentação desta escultura foi um choque e um espanto geral, na ocasião foi considerada um objeto alienígna para exposição em um museu de artes. Razões do contexto histórico da época justificam tamanha rejeição.

Seu nome era Marie Van Goethem, a jovem adolescente tinha de fato 14 anos, era contratada da Ópera Nacional de Paris e serviu de modelo para Degas entre 1879-1880. Ela era filha do meio de pai alfaiate e mãe lavadeira. Marie e suas duas irmãs, pertenciam ao corpo de baile do Ópera, na época, uma maneira das meninas, geralmente de famílias pobres e miseráveis, prostituirem-se até encontrarem um poderoso protetor, geralmente entre os homens ricos e importantes de Paris. Não é atoa que suas vestes são um tanto puídas.

As peças em bronze são realizadas em série, e o número de peças é determinado pelo artista. Esta, em particular, têm 28 reproduções em bronze da escultura original de Degas confeccionada em cera. Estas peças estão espalhadas ao redor do mundo em mãos de colecionadores particulares e de museus, entre eles o MASP em São Paulo, outro o Metropolitan Museum de Nova York [tive a feliz surpresa de encontrá-las nestes dois lugares].
Em 2009, uma peça foi vendida pela Sotheby’s de Londres, por 13,3 milhões de libras, ou mais de 14,7 milhões de euros, para um colecionador particular.

Garanto que vale a pena visitá-la, se tiver oportunidade.