.


.

.

03 março, 2010

não adianta nem me abandonar...

porque mistério sempre há de pintar por aí...

Acabo de ouvir uma das mais deliciosas músicas e que sempre me transporta, sei lá, pra algum lugar no vasto Universo.

Enquanto ela tocava, comecei a digitar seu título em busca de uma imagem que a ilustrasse. Em vão.

Ao escrever 'esotérico' e pedir as imagens ao Google, uma profusão de imagens místicas já velhas conhecidas aparecem.Esotérico, de Gilberto Gil, é um pouco além do que estas imagens repetidas.

Para mim, é uma imagem do Universo, uma das centenas de milhares fotografadas pelo Hubble, da NASA, vocês já sabem da minha admiração pelo Universo e pelas fotos da NASA, não sabem?

Então, embalada pelo ritmo e poesia de Gilberto Gil, selecionei esta imagem com comentários da agência bbc.brasil.com

foto: telescópio Nasa/Esa/Hubble Heritage Team

Para mim, foi emocionante ouvir, "não adianta nem me abandonar, porque mistério sempre há de pintar por aí" e visualizar este redemoinho.

Mas vamos à explicação astronômica?

"Novas imagens do telescópio espacial Hubble mostram uma Galáxia Redemoinho (Whirlpool Galaxy, M51). Ela está entre as mais de 750 mil fotos do cosmos capturadas em 15 anos de operações do telescópio da NASA, e que fascinaram tanto astrônomos quanto o público em geral."

Que música toca neste momento e qual imagem você acrescentaria a ela?