.


.

.

10 março, 2010

oroborus

Não tenho nenhuma tatuagem no corpo. Mas depois de assistir ao Miami Ink, no People+Arts, me deu uma vontade infantil daquelas que gritam 'eu quero, eu quero, eu queroooo!', sabem ao que estou me referindo?

Ah! maldita hora em que fui assistir aquele programa porque daí em diante eu passei a prestar atenção nas pessoas e em suas tatuagens: se elas combinam entre si, se a tatoo é bem ou mal feita, se a imagem estampada no corpo envelheceu de acordo com o(a) portador(a) etc.

De vez em quando aquela vontade infanto-juvenil volta a tomar conta das minhas necessidades nada básicas, mas me falta coragem, disposição e dinheiro, não necessariamente nesta ordem. Imaginem só, tenho até o desenho!

Ele surgiu um tempo depois que assisti ao famigerado episódio, e como toda tatuagem que se preza [aprendi no Miami Ink, um episódio só causou todo esse estrago, argh!], tem sua história, que me apareceu mais ou menos há uns dois anos, eu fazia terapia na época, e assunto vai, assunto vem, todo sonho é interpretado...bom, quem já fez ou faz análise sabe como é.

Enfim, o desenho surgiu em um sonho que tive e levei para interpretação - bem, ele em si não vem ao caso, mas admito que me impressionou muito - e a terapeuta, além de me ajudar a interpretá-lo, deu nome a imagem com a qual sonhei: oroborus. Vejam vocês, como o inconsciente da gente é incrível: a figura representada numa situação que vivi em um sonho, tem nome e simbologia, mas eu jamais tinha visto e nem sabia da sua existência.

Afinal, quem é Oroborus e o que significa? Ninguém melhor que o bom e quase velho Google para me ajudar a esclarecer. Então, vamos lá:

Oroborus é representado pela serpente engolindo a própria cauda, que pode representar o atordoamento de quem tenta encontrar o ponto de partida, mas é também a imortalidade, o renascimento, o infinito...; a negação da morte e a sua afirmação mais contundente; a metáfora absoluta da renovação do ser que se consome e alimenta no mesmo ciclo, renova-se fortalecido com a própria exaustão como a sabedoria que amadurece quando se desfaz das folhas secas e fortalece as raízes e galhos para conquistar os novos tempos.

Contem-me, quem de vocês tem tatuagem?