.


.

.

10 abril, 2010

quem você queria ser?








Eu queria ser igual a Mary Richards. Mary quem, cara pálida? Mary Richards.

Nos anos 70 eu A-MA-VA! assistir ao seriado de Mary Tyler Moore e Mary Richards era o  seu nome na série.Sempre quis ser tal e qual a Mary.

Era delicioso assistir, a começar pela abertura que entre outras cenas tem a memorável  de  Mary jogando um chapéu  de crochê para o alto, marco de sua independência numa nova cidade, Minneapolis, em Minnesota. Eu nem sabia onde ficava exatamente Minneapolis, eu só sabia que fazia muito frio e nevava muuuito, porque as imagens assim me contavam.



Mary Richards era a produtora do noticiário da emissora de TV WJM, a emissora local...pequena...de baixa audiência, ou melhor, baixissima audiência. 

Mas ela, e seu colega redator Murray [Gavin MacLeod], se empenhavam demais para levar ao ar notícias bem redigidas e muito bem produzidas, sempre apresentadas por Ted Baxter [Ted Knight], cuja ambição maior na vida era ser...Ted Baxter - adorava o Ted, egocêntrico, narcisita, alienado, canastrão e sem talento. O editor-chefe, Sr. Grant, [Ed Asner], sempre estava à beira de um ataque de nervos e sempre temido por Mary.


E o que dizer de Sue Ann [Beth White], a culinarista da emissora? Esqueça Ofelia ou Palmirinha Onofre, Sue Ann era meiga e calorosa só enquanto seu programa estivesse no ar. Ah! E tinha também a doce e ingênua Georgette [Georgia Engel], a namorada, depois noiva e por fim esposa de Ted Baxter.

A vida de jovem solteira de Mary também era super charmosa. Ela morava num minúsculo apartamento localizado numa casa maravilhosa. Seu apartamento era  um sonho, e ainda hoje quero instalar uma letra C no meu home office, tal qual Mary tinha a letra M em sua sala-dormitório. Aliás, acredito que este monograma tão comum nas decorações norte-americanas tenha corrido o mundo através dessa série.

E as amigas de Mary? Rhoda [Valerie Harper] sua grande amiga, vitrinista nova-iorquina, aloprada e engraçada e Phyllis [Cloris Leachman], bem, Phyllis era engraçada também porque era séria  e se levava a sério demais .

Sim, eu adorava este seriado. Há questão de uns anos, o canal multishow reprisava a série, e eu sempre que possível revia. Também fiquei sabendo que Oprah Winfrey era fã da série, inclusive dedicou um programa inteirinho a ela, recebendo os atores, reproduzindo os cenários etc.


 E você, quem queria ser quando crescesse?