.


.

.

11 julho, 2010

clássicos


Para mim, um clássico é  aquilo que não estagnou no tempo ou época de sua criação. Não importa quando foi criado, ainda hoje sua mensagem é atual e em alguns casos [até] contemporânea.

E entre os livros, clássico, para mim, é o livro Orgulho e Preconceito da genial escritora britânica Jane Austen, já cantada em verso, prosa e teses acadêmicas mundo afora.



De todos os personagens e situações, as mais deliciosas de serem lidas são as que envolvem Mr. Bennet, pai da heroína Elizabeth [Lizzy ou Eliza].

E por essas sincronicidades culturais (?!), eis que nas últimas semanas a NET reprisou, a exaustão, o filme de 2005, protagonizado por excelentes atores. Ahh... foi muito bom rever o filme enquanto terminava de ler o romance, porque assim lá estavam os protagonistas certos: Keira Knightley é a Lizzy perfeita, Matthew MacFadyen, o Mr Darcy perfeito [Colin Firth que me desculpe], e Lady Catherine não poderia ser outra que não Judi Dench. Leia o livro, assista ou reveja o filme. Deixe-se levar pela romântica história e suspire bastante.

E pra você, o que torna uma criação [livro, filme, música etc] um clássico? Já parou pra pensar nisso?