.


.

.

11 agosto, 2010

efemérides

Efeméride significa que um acontecimento deva ser registrado para ser lembrado ou comemorado em um certo dia todos os anos, ou ainda uma sucessão cronológica de datas e de seus respectivos acontecimentos. O dia de hoje, 11 de Agosto, é generoso nas suas efemérides.

Dia de Santa Clara de Assis, em italiano, Santa Chiara d'Assisi, nascida como Chiara d'Offreducci, em 16.07.1194 e falecida em 11 de agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana. Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que teria uma filha que iluminaria o mundo.

E, assim, Santa Clara é a padroeira da televisão.

Hoje é comemorado o Dia do Advogado, porque no dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais: um em São Paulo e o outro em Olinda, este mais tarde transferido para Recife.

Até aquela data, todos os interessados nas carreiras jurídicas deveriam estudar em Coimbra, Portugal. Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII.
Cem anos após a criação dos cursos de Direito, a data foi escolhida para homenagear todos os estudantes. de toda e qualquer área.   Assim, em 11 de agosto de 1927 surgiu o Dia do Estudante.

E as efemérides não param aqui. Continuam e se entrelaçam.

Hoje também se comemora o Dia do Garçom, não por acaso as primeiras vítimas dos estudantes de Direito do Largo São Francisco, que instituiram o Dia da Pindura.
 
E 'pindura' é uma expressão popular que faz referência ao ato de comprar fiado para pagar depois.

Reza a tradição que os acadêmicos de Direito comam neste dia e, ao fim da refeição, o mais eloqüente, de preferência um formando, coloque-se em pé profira um belo discurso de elogio aos garçons e a casa. Exalta-se, então que o local é um distinto ambiente, digno de receber os bacharéis de Direito. Após o discurso, como um gesto de gratidão pelos elogios tecidos, o dono do restaurante aguardaria a graduação, quando o já advogado voltaria ao estabelecimento para pagar a sua dívida.

Entretanto, a tradição evoluiu para o costume dos alunos [das faculdades de Direito da cidade] comemorarem a data e sair sem pagar pela refeição seja almoço ou jantar. Alguns restaurantes estabelecem o cardápio a ser pindurado, mas a maioria deles não aceita o hábito da maneira como os estudantes querem comemorar a tradição: comer e ao final não pagar absolutamente nada. Diante de tal situação acabam iniciando conflitos com os estudantes e  muitas vezes, recorrem à polícia chegando a parar nas delegacias.

Só que as discussões acabam por não ter conseqüências maiores, já que delegados, promotores e juízes - todos oriundos das faculdades de Direito - estão familiarizados com a própria tradição, e também com a jurisprudência, que em grande parte das vezes põe-se a favor dos estudantes. O acordo que costuma prosperar é pelo pagamento das bebidas e da taxa de serviço (10%).
 
Penduras, estudantes, garçons, santa, advogados e televisão...

... durma-se com um barulho desses...