.


.

.

08 agosto, 2010

resposta ao leitor

Recebi há pouco um comentário no post father and daughter que merece registro tanto pelo conteúdo como também pela forma bastante educada em abordar o assunto. A seguir o comentário:

Anônimo disse...

No texto que tem no "Mini Mim", o qual li com atenção pois o título do seu blogue me chamou a atenção, reparei que a palavra "quotidiano" não está correctamente escrita, espero não me leve a mal, a intenção é boa.
8 de agosto de 2010 12:31

eis a minha resposta...

Caro Comentarista Anônimo,

Muito me alegra saber que o título deste blog chamou a sua atenção. Pelo seu texto, percebi algumas diferenças na grafia das palavras, o que me faz supor ser você de outro país de língua portuguesa. Pois bem, eu escrevo o português do Brasil, e aqui, grafamos cotidiano.


Recorri a alguns dicionários da língua portuguesa [editados no Brasil] e encontrei as seguintes acepções:

Dicionário Aurélio
adj. De cada dia: trabalho cotidiano. (Sin.: diário.) / &151; S.m. Aquilo que se faz todos os dias, o que acontece habitualmente: a monotonia do cotidiano. (Var.: quotidiano.)

Dicionário Houaiss
Acepções adjetivo 1 que acontece diariamente; que é comum a todos os dias; diário 2 Derivação: por extensão de sentido. que é comum; banal 3 que aparece ou se publica diariamente (diz-se de publicação) Ex.: jornal c. substantivo masculino 4 o que se passa todos os dias; o que é comum 5 conjunto de ações, ger. pequenas, realizadas por alguém todos os dias de modo sucessivo e contínuo; dia-a-dia Ex.: seu c. era agitado em função dos filhos Etimologia lat. quotídiánus ou cottídiánus,a,um 'de todos os dias, diário'; cp. quotidiano; ver cot-; f.hist. sXIII cotidiao, sXIV cotiãa, sXV cotidiano, sXV cotiiano Sinônimos quotidiano; ver tb. sinonímia de comum

Dicionário Michaelis
cotidiano co.ti.di.a.no adj+sm (lat quotidianu) 1 De todos os dias. 2 Que, ou aquilo que se faz ou sucede todos os dias. Var: quotidiano.


Pude perceber que nós dois acertamos as grafias. Espero poder continuar a receber as suas visitas bem como continuar a ler os seus comentários.
Beijo da Cris*