.


.

.

14 setembro, 2010

após o sinal, deixo o meu recado

Nossa! O tempo passa tão rápido que só hoje me dei conta que há uma semana  não posto aqui no blog! E não me falta assunto.

Semana passada, por conta do 7 de setembro, a aula da terça-feira passou para quinta-feira. Minha aluna trabalha no bairro do Bom Retiro. E quinta-feira passada, a comunidade judaica ao redor do mundo comemorou o Rosh Hashaná, ano novo judaico.E no bairro não foi diferente. Todos felizes e na rua.

Para quem desconhece, o bairro do Bom Retiro é um tradicional reduto da colônia judaica.

Por que conto isso? Porque, às vezes, pensamos que o mundo é tão vasto, como disse o poeta Drummond, e no entanto, tudo acontece ao nosso redor.

Eu tive uma sensação de estar no episódio da série House, aquele que começa com um casamento e continua no hospital como mostra a foto abaixo. Nesse episódio, House e equipe precisam diagnosticar uma noiva judia que adoece no dia do casamento.

Don't ever change, House MD
commons.wikimedia.org

Fazia um calor de rachar aqui em São Paulo, e eu vi dois senhores com chapéus de pele como na foto ao lado.  Vi muitos judeus ortodoxos naquela tarde. A maioria homens, de idades diferentes, alguns falavam entre  si em inglês.


Voltei para casa me lembrando de um livro que li há alguns anos e que mudou a minha forma de enxergar esse grupo da religião judaica.


O livro é  O Último Cabalista de Lisboa, de Richard Zimler.

Conta  a história dos judeus que residiam em Lisboa à época pré-Inquisição. O autor consegue aliar ao seu livro parte dos fatos reais acontecidos em Lisboa no ano 1506.

Daí que o livro gira em torno da morte de um ilustrador da escola cabalistica de Lisboa, suas iluminuras [ilustrações] podem ser conferidas na capa do romance aqui ao lado.

A seguir, a resenha que encontrei na Livraria da Travesa :

"Lisboa, 1506. Judeus são perseguidos por fanáticos religiosos pouco antes de ter início a Inquisição. Um jovem estudioso da cabala encontra o corpo de seu tio ao lado de uma jovem nua. Um romance que combina ampla pesquisa histórica com suspense e mistério, e que mostra uma cidade lusitana de cheiros, sabores e cultura, num dos momentos mais tristes de sua história."

Garanto que Richard Zimler deixa Dan Brown e seu Código da Vinci no chinelo.

divulgação


Além do livro, lembrei do filme Yentl, dirigido e estrelado por Barbra Streisand, que conta a história de uma jovem que ao perder o pai resolve esconder sua identidade para ser aceita numa escola de ensino do livro Talmud, como esse livro só poderia ser estudado por homens, já dá pra saber o que acontece, ela acaba se apaixonando por um colega etc etc. Assisti há séculos o filme e até hoje adoro!

oglobo.co

Por fim, cheguei em casa e coloquei  a música Watching the Wheels, de John Lennon, interpretada por esse rapaz acima, Matisyahu, que mistura judaismo com reggae.


É isso. O mundo já não é tão vasto e tudo acontece ao nosso redor.








O Último Cabalista de Lisboa
Richard Zimler
385 páginas
editora Cia das Letras