.


.

.

28 setembro, 2010

moda & estilo

Não sei falar de moda e estilo sem me lembrar de filmes inesquecíveis.


E o mais interessante é que muitos figurinos que eu simplesmente AMO-ADORO e que vestiram personagens inesquecíveis, foram criações de uma única razão e mente: Edith Head.

Existem zilhões de citações a essa pequena gigante da arte de vestir personagens e dar personalidade às atrizes de diferentes idades, estilos e épocas.

Basta dizer que Edith Head é até hoje a mulher recordista em premiações concedidas pela Academia de Hollywood. Ela abocanhou 8 Oscars.

Também escreveu livros sobre como se vestir com estilo, entre eles, Como se vestir para o sucesso, de 1967.

QUEM FOI...
Edith se mudou ainda jovem para a Califórnia para estudar francês na Universidade de Berkeley. Mas seu interesse pela França ultrapassava o idioma, atingindo em cheio a moda e o estilo em particular as criações de Coco Chanel, grande inspiração para que Edith começasse a rabiscar seus primeiros modelos ainda muito rudimentares.


Para melhorar o que desenhava matriculou-se em uma escola de artes e logo conseguiu um emprego no famoso estúdio Paramount onde começou como assistente e em pouco tempo alcançou a chefia do setor de figurinos. Naquele estúdio, Edith trabalhou exatos 44 anos.



Apesar da ainda precária habilidade como desenhista de figurinos, foi contratada como desenhista. Anos mais tarde, admitiu ter se valido de croquis de outra estilista para sua entrevista de emprego. Começou a desenhar figurinos para filmes mudos em 1925.
Na década de 1930 começa a ser reconhecida como uma das principais figurinistas de Hollywood.

 
AS PREMIAÇÕES
Durante sua longa carreira, de mais de 400 filmes, Edith foi indicada 35 vezes ao OSCAR, das quais levou o prêmio de Melhor Figurino 8 vezes.

A influência de Edith sobre a moda mundial teve seu auge especialmente na década de 1950, quando ela começou a aparecer na televisão e a escrever seus livros sobre moda. 


Edith era uma mulher dura e de personalidade forte que chefiou o departamento de estilo da Paramount de 1938 a 1967. Naquele ano mudou para Universal e lá trabalhou até 1981, ano de sua morte. 

Foi responsável pelo figurino de filmes emblemáticos não só na Paramount, mas também para os outros estúdios, sempre emprestada. Assim, assinou figurinos de filmes da Metro-Goldwin-Mayer, Columbia, 20th Century Fox e Warner Bros. 


Nesse período criou marcos de sua época como o sarongue usado por Dorothy Lamour em “A Princesa da Selva”, o vestido tomara-que-caia recoberto de violetas brancas que Elizabeth Taylor vestiu em “Um Lugar ao Sol” e o little black dress de “Sabrina” imortalizado por Audrey Hepburn.

Hitchcock era fã do trabalho de Edith, e ela foi sua figurinista durante muitos anos… essa parceria rendeu sucessos como “Um Corpo que Cai”, “Os Pássaros” e “Janela Indiscreta”, em que Grace Kelly desfila pelo apartamento do namorado James Stewart com vestidos, tailleurs e camisolas deslumbrantes! Foi um escândalo na época.

Com carreira tão sólida Edith jamais foi uma pessoa fácil. Era uma pessoa difícil.


Frases maravilhosas que toda mulher deveria recitar todas as manhãs ao abrir o guarda-roupa são de Edith, tais como

você pode ter o que quiser na vida se se vestir para isso

ou então 

vista-se para o trabalho que você quer, 
não para o trabalho que você tem

Edith ficou conhecida por seu estilo discreto de trabalho, e ao contrário de muitos de seus contemporâneos masculinos, mantinha longas reuniões com as estrelas femininas com quem trabalhava. Todas a adoravam, daí porque a figurinista sempre era requisitada por outros estúdios. As estrelas exigiam Edith.


Como resultado, ela se tornou a figurinista favorita das principais estrelas das décadas de 1940 e 1950: Ginger Rogers, Bette Davis, Barbara Stanwyck, Shirley MacLaine, Anne BaxterGrace Kelly, Audrey Hepburn e Elizabeth Taylor.

Apesar disso, ou mesmo devido a essa característica, era a predileta de Alfred Hitchcock, Head é conhecida por seu trabalho com Audrey Hepburn em A princesa e o Plebeu. 

 


EDITH E O OSCAR
Apesar da longa e sólida carreira, apenas em 1949 a Academia institui o Oscar de Melhor Figurino, daí porque os prêmios recebidos por Edith ocorreram a partir de 1950. São eles:

1950 – A herdeira
1951 – Sansão e Dalila*[em cores]
1951 – All About Eve* [preto e branco]
1952 – Um lugar ao sol
1954 – A princesa e o plebeu
1955 – Sabrina
1961 –  Os fatos da vida
1974 – Golpe de Mestre

(*)  inicialmente os filmes eram dividido em duas categorias: preto e branco e em cores


Por fim, uma curiosidade




No filme de animação Os Incríveis [Pixar/Disney], a personalidade e os maneirismos da figurinista dos super-heróis, Edna Mode, carrega uma homenagem à lendária Edith.