.


.

.

31 outubro, 2010

halloween

Vocês já repararam que o nosso universo cultural está repleto de bruxas?

Ano passado aproveitei a citei a bruxa mais charmosa do cinema, interpretada por Kim Novak cercada de outros personagens charmosos, sendo o gato siamês seu melhor amigo [leia aqui]

Este ano relembro outra bruxa, aliás, "a" bruxa. Seu nome: Endora.


Não fosse o trabalho da atriz Agnes Moorehead ela não estaria ainda viva na minha memória. Endora é sofisticada, preguiçosa e uma bruxa convicta. Não se conforma que sua única filha, Samantha, tenha se casado com um mortal tão sem graça como James. Talvez seja por isso que eu goste dela. Eu também acho James sem sal.

Um pouco sobre Agnes...

Formou-se com louvor em ciências mas o negócio dela era mesmo o show business. A partir da década de 1920 começou a se apresentar em óperas cômicas e espetáculos de vaudeville, até que começou a fazer rádio-novelas.

Foi lá que conheceu Orson Welles e ingressou em sua companhia de rádio "The Mercury Theater of the Air", em 1938. Welles foi o responsável pela estréia de Agnes no cinema, e em grande estilo: ela fez a mãe de seu personagem em Cidadão Kane.



Nos estúdios Universal Agnes foi professora de arte dramática, responsável pela formação de muitos artistas famosos na década de 1950.  Como atriz concorreu cinco vezes ao Oscar na categoria coadjuvante. Agnes faleceu em 1974.

Bom domingo, com ou sem mágica...