.


.

.

02 janeiro, 2011

edifício sampaio moreira

São Paulo mostra seu lado Gothan City.

Aliás, revelo aqui um prazer que descobri há algum tempo, olhar a cidade  onde moro por todos os ângulos, e olha, esta cidade têm vários ângulos.

No centro da cidade, olhar para cima sem cair em um buraco é  descobrir uma cidade linda, elegante e clássica, pena que o mesmo centro seja tão mal conservado e respeitado pelos que lá transitam.

Acredite: as imagens apresentadas aqui são do primeiro arranha-céu da cidade, localizado na Rua Libero Badaró nº 344 a 350. Quando de sua conclusão, em 1924, ele era o edifício mais alto da cidade com seus assustadores 50 metros e 13 andares.
 
Mas pouco depois, em 1929, perderia o posto para o Edifício Martinelli, mas aí já é outra história e outro post.

A atmosfera Gothan City se reconhece na sua cobertura, meio gótica, meio alguma outra coisa. Eclética como os projetos arquitetônicos daquela época.

Conta-se que, ao ver o ambicioso projeto do arquiteto Christiano Stockler das Neves, o banqueiro José Sampaio Moreira quase desistiu de investir na obra. Mas o prédio acabaria ficando pronto, e o proprietário presenteou cada um de seus seis filhos com dois andares. Ainda hoje seus descendentes são donos do imóvel.

Hoje o Sampaio Moreira é parte do patrimônio histórico da cidade.

A seguir uma coletânea de belas imagens deste edifício que encontrei na web. Se você identificar a autoria destas iamgens, avise-me para que eu possa creditá-las.
clique para ampliar



Se você estiver no centro da cidade de São Paulo,  caminhe pela calçada do Viaduto do Chá, que começa do lado do Theatro Municipal, em direção a Rua Libero Badaró; nesta direção você verá adiante a cobertura do baixinho Edifício Sampaio Moreira.


Depois me responda se o edifício não remete à Gothan City...