.


.

.

01 março, 2011

oscar 2011

Este ano eu não assisti a cerimônia, sequer a passagem pelo tapete vermelho. E como já estamos na terça-feira e o Oscar 2011 já é coisa do passado, tô aqui para comentar a premiação sem ter assistido.

Não irei falar de Colin Firth, afinal, um ator que empresta sua elegância e beleza maduras aos personagens que representa é chover no molhado. Amo-Adoro!



Melissa Leo. Não assisti ao filme. Dizem que ela está arrasadora como mãe de uma família desajustada. Assisti ao noticiário de ontem a noite e adorei quando ela reverenciou Kirk Douglas ao subir ao palco. Luxo total, quebra de parâmetros comportados e plastificados da cerimônia. Só por isso ela já ganhou duas estrelinhas para colocar no caderno.

Agora, para mim, o melhor da noite foi o prêmio recebido por dois dos jovens veteranos das telas, os talentosíssimos  Natalie Portman e Christian Bale.



Ela é linda desde sempre. Sua atuação no filme O Profissional, de Luc Besson, e ao lado de Jean Renó - fez a diferença. Natalie já era um prodígio. E o que dizer de Christian Bale, môdeos? Eu chapei no seu filme de estréia, O Império do Sol, de Steven Spielberg. Outro garoto genial que prendeu a minha atenção do início ao fim.


Agora uma coisa eu preciso falar: não dá para os atores, a todo momento, se submeterem a dieta de engorda ou de fome para interpretar os personagens. Isso é insano!  Tanto Natalie Portman quanto Christian Bale emagreceram absurdos para alcançar a veracidade dos personagens na tela.

Ok, o sacrifício valeu - aos dois - todos os principais prêmios deste ano. E o pior é que Christian Bale é reincidente nesse quesito, chegou a pele e osso para interpretar o papel em O Operário [não assisti e nem pretendo] e poucos meses depois já estava musculoso e saradão para assumir Bruce Wayne em Batman.


Que-é-que-é-isso, minha gente?

A Academia é previsível demais: sempre premia aqueles que se submeteram a sacrifícios para representar personagens. O caso mais notório - e talvez o precursor desse expediente - é de Robert de Niro [Touro Indomável, Cabo do medo etc.]. Tom Hanks é outro: emagreceu radicalmente duas vezes [Philadelfia e Náufrago]. Agora, o mais bizarro de todos foi o Oscar à Nicole Kidman por seu nariz postiço no filme As Horas - sendo que Meryl Streep e Julianne Moore mereciam dividir o prêmio por suas atuações no mesmo filme!

Mas em 2011 meus queridinhos ganharam o Oscar 2011. Fiquei mega feliz.