.


.

.

21 maio, 2011

tea lovers

Sou apreciadora de bens duráveis, vocês já sabem. E apesar de ser um item instantâneo, de consumo rápido, há variedades de chás que duram há séculos são comercializadas. Já contei aqui sobre o meu favorito, Lady Grey.
Falarei agora do Earl Grey que tomo neste instante entre uma e outra palavra.


Earl Grey é o nome dado a qualquer tipo de chá aromatizado com óleo essencial de bergamota; e o mais frequente Earl Grey é à base de chá preto — a designação também se aplica às infusões aromatizadas de chá verde e chá branco.
A mistura foi batizada em honra do segundo Conde Grey, em inglês Earl Grey, primeiro-ministro britânico na década de 1830, que introduziu este tipo de chá aromatizado no Reino Unido. Lady Grey é a variedade mais suave criada para agradar ao paladar de sua esposa.
A história de como o Conde Grey adquiriu a mistura tem várias versões e é bem provável que nenhuma delas corresponda à verdade. A mais popular de todas conta que foi um presente de um mandarim chinês, agradecido pela intervenção do Conde, ou das suas tropas, no salvamento de um dos seus filhos; uma outra versão é o filho de um marajá indiano quem é salvo de um tigre.
Seja qual a origem, o certo é que o Conde Grey recebeu a mistura como presente diplomático e começou a servir o chá aromatizado aos seus convidados. O chá foi um grande sucesso e a casa Twinings foi convidada a elaborar uma receita. Com a bem sucedida criação, pouco depois, a casa comercializava a receita como Earl Grey’s Tea.
O blend da Twinings consiste na mistura de chás indianos Darjeeling e Ceilão, com toque de Lapsana Souchong e aromatizada com óleo de bergamota. Mas nem esta história se confirma uma vez que a Twinings não revela seu segredo industrial.
Outra fabricante de chá, a Jacksons of Piccadilly — e concorrente da Twinings — afirma que a receita foi oferecida a eles pelo próprio Conde de Grey. Ao contrário da concorrente, o Earl Grey da Jacksons of Piccadilly seria preparado à base de chás pretos chineses. Outra lenda e segredo industrial.
O fato é que a rivalidade entre as duas casas pela criação do Earl Grey Tea continua nos dias de hoje. E a verdade é que o Earl Grey é uma das variedades de chá mais consumidas e apreciadas no Reino Unido, que se pode beber sem ou com um pouco de leite.
E eu digo que seu sabor é mais forte do que o Lady Grey, este sim suave e com mais aromas e sabores delicados, de todo modo, os dois são deliciosos e agradam meu paladar.
E assim como os cadernos Moleskine, a popularidade desta combinação de chá e óleo essencial de bergamota, cruzou as barreiras da realidade se tornou o chá preferido de personagens da ficção, notadamente a ficção científica, incluindo o Capitão Picard [Star Trek], Bruce Wayne [Batman], a Dra. Ellie Arroway [Contato] e Sir Leigh Teabing [Código Da Vinci].

fonte: wikipedia.org