.


.

.

29 dezembro, 2011

dica do sommelier n.2


Nesta segunda dica, aproveito para começar a apresentar alguns termos e conceitos, e também, deixo aqui duas dicas que com certeza irão ajudar na escolha ideal para harmonizar comida e bebida nesse Reveillon.
.
Pra quem prefere algo como assados ao forno com tempero acentuado, o ideal é já começar com um vinho tinto terroso – com sabor do solo de onde veio a uva, e  encorpado .
.
E para se entender o que é um vinho encorpado é de fundamental importância que se tenha muito claro o conceito de corpo  de um vinho.
Corpo é um termo usado em degustação de vinhos, para caracterizar o "peso" aparente do vinho, ou seja, a sensação de plenitude resultante da densidade  ou  viscosidade  do vinho no pálato. Pode também ser descrito como quão diferente da água é a sensação que o vinho causa na boca. 


corpo  não está relacionado com a qualidade do vinho, sendo o equilíbrio mais importante do que ser o vinho mais ou menos encorpado.
.
Mas para quem não é adepto a esse tipo de vinho, que tal um espumante de segunda fermentação na garrafa?

 .

A primeira fermentação é a alcoólica que deu origem ao vinho base; a chamada   segunda fermentação na garrafa é realizada com a garrafa fechada e confere pressão ao espumante. As garrafas são então colocadas em posição horizontal, em prateleiras, separadas por pequenas traves de madeira, em local fresco e livre de luz, dando início ao processo de envelhecimento na garrafa.
.
Assim, não tem como errar, pois o espumante harmoniza com toda refeição, sem exceção.
.
Essa é uma deixa básica pra quem ainda não sabe o que comer e beber na noite de Reveillon. Ainda dá tempo.



Feliz Ano Novo!
  

.
.
.
.