.


.

.

27 dezembro, 2011

estreia * dica do sommelier n.1


Hoje é dia de estreia, bebês!

O blog recebe novo colaborador que trará dicas mais que inspiradoras para cá. Um expert na arte de selecionar e harmonizar vinhos, Jeozadak Gomes.

Dak, como eu o chamo, é Sommelier com formação profissional pela Associação Brasileira de Sommeliers - São Paulo [ABS-SP] e atua há quase seis anos na área de elaboração de cartas de vinhos, palestras na área de enologia, harmonização de vinhos, degustação e comercialização de vinhos.

Como primeiro post, Dak fala sobre a harmonização de um vinho espanhol com bastante personalidade e preço acessível para uma refeição especial. 


Saboreiem as dicas e se colocá-las em prática, não deixem de contar aqui no blog.

Apreciem...com moderação... Beijos da Cris*




Breve histórico sobre o vinho Marquês de Tomares

Em Rioja desenvolveu-se a experiência e o saber de gerações, que fizeram do vinho o seu modo de vida, elevando-o a categoria de arte. Como resultado, Rioja produz vinhos com personalidade e matizes próprios, que conquistaram paladares do mundo todo, por sua originalidade. Saiba mais, clicando aqui 

Comentário do Sommelier

O glamour desse vinho  está no equilíbrio do seu sabor. É elaborado com uvas típicas da região de Rioja – as uvas Tempranillo.

É seco e apresenta um equilíbrio entre a acidez e taninos, o que contribui na sua harmonização com o prato - não sobrepondo seu sabor.

imagem: revista GO’WHERE Vinhos


O prato sugerido pode ser um medalhão de filé mignon grelhado e empanado em pimentas verde e vermelha com molho clássico rôti, cebolas e manteiga, acompanhado de batatas gratinadas, como indica a foto acima.

Ou, então, uma massa servida com molho vermelho, de funghi ou mesmo um molho mais condimentado.

Jeozadak Gomes
.
.