.


.

.

26 janeiro, 2012

dica do sommelier n.6


Olá,
Hoje falarei a respeito de um coadjuvante da arte de servir e apreciar um bom e honesto vinho.

Escolhi falar do decanter ou decantador como ele é chamado. 



Mas antes de falar a seu respeito, um pouco da história da sua origem e da sua utilização.
Antes da garrafa e da rolha de cortiça se tornarem a forma mais comum de se acondicionar o vinho, por volta do século XVII, eram as jarras de vidro as mais usadas para o acondicionamento dos vinhos, que, no entanto, eram vendidos em pipas ou barricas e depois vertidos nesses recipientes, e só então, servidos.
Decantar um vinho é mais do que um ritual em si. Esse processo permite tirar o máximo de prazer ao abrir o seu vinho. Uma das razões é permitir que o vinho “respire”, ou seja, que ele seja oxigenado para permitir a total liberação dos aromas contidos no vinho enquanto estava em seu recipiente de origem – a garrafa   um processo que contribui de forma direta para sua melhor apreciação.

A exposição da bebida ao oxigênio provoca o que chamamos de abertura, colaborando para liberar os aromas primários. A seguir, estes se transformarão em aromas secundários, conhecido pelo nome de bouquet, um aroma mais complexo composto de muitos aromas primários.

Alguns modelos 
Apesar de hoje existirem diferentes modelos, sendo alguns deles extravagantes, todos tem em comum algumas características: a entrada média, seguida de pescoço alongado e estreito, terminando em base ampla que permite maior contato do líquido com o oxigênio.
Os preços podem variar entre dois e quatro dígitos, conforme o material, modelo e marca.



modelo: Dionísio
fabricante: Tocave
material: vidro

capacidade: 2 litros
altura: 26 cm


modelo: Baco
fabricante: Tocave
material: vidro


capacidade: 1.300 ml
altura: 22 cm








modelo: Eve
fabricante: Riedel


material: cristal
capacidade: 1.370 ml
altura: 50 cm












modelo: Black Tie
fabricante: Riedel

material: cristal
capacidade1.955 ml
altura 42 cm









modelo: clássico com funil
fabricante: Strauss


material: cristal
capacidade: 750 ml
altura: 25 cm




A limpeza do decanter
Evite detergentes.
Tente enxaguá-lo com bastante água e se isso não for suficiente, coloque dentro do utensílio gelo picado ou bicarbonato de sódio com água aquecida, agitando-o em seguida.
Para secar, deixe-o com o gargalo voltado para baixo.
Bom. Espero que tenham enriquecido um pouco mais seus conhecimentos sobre enologia e que entendam a importância de estarmos prontos para apreciar o próximo vinho que sempre nos transportará à experiências fabulosas.
Na próxima semana continuarei a falar do uso do decanter dando destaque ao seu uso para que vocês possam extrair o máximo dos sabores enriquecendo a próxima degustação.

Até lá.

            




imagens: Google