.


.

.

07 fevereiro, 2012

dica do sommelier n.8



Olá meus amigos,
Hoje estreio em novo dia as publicações das dicas que trago na bagagem. 

Aproveitarei dois comentários registrados aqui por duas leitoras do blog e das dicas anteriores, para falar um pouco mais sobre os brancos.
No primeiro, a leitora disse adorar vinhos brancos – então, explorarei este nicho para falar brevemente sobre os vinhos indicados para o verão e as harmonizações.
Para uma refeição em dias quentes, se faz necessário escolher um cardápio que não sobrecarregue seu organismo.

regra geral
Uma refeição se inicia em alguns petiscos, certo? Para acompanhar a entrada ou couvert, procure iniciar sua refeição com um espumante, de preferência bem gelado.
se a escolha for uma salada...
Como aquelas de folhas com pouca acidez, queijos cremosos, queijos salgados, legumes, algo agridoce e com temperos acentuados, acompanhe com vinhos brancos – numa temperatura entre 6ºC e 8ºC – de preferência Assemblage, ou então, Varietal.
Minha sugestão são os vinhos das uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer, Alvarinho, Loureiro, Malvasia, Torrontes, Riesling ou Trebbiano.
mas, se a predileção recair em uma massa...
Como massas recheadas e com molhos de sabores sutis? 

Para um prato como esse, é muito agradável o vinho  indicado para as saladas. Ou, se preferir, pode entrar com um tinto muito leve vinificado em tanques de aço inox do novo mundo.


talvez você prefira uma carne vermelha ou de frango ou peixe...

Aqui vai a dica: que tal um branco Chardonnay de qualquer lugar do mundo ou um tinto com notas de frutas, taninos leves e maduros, com acidez equilibrada?
por fim, a sobremesa...
Harmonize um vinho de colheita tardia com valor qualitativo em sabor que não se sobreponha ao doce.
uma dica relevante...
experimente encerrar sua refeição sem o café, para preservar os sabores apreciados. 




Já no segundo comentário, outra leitora disse que adora vinhos brancos e citou o vinho da linha 120, então, falarei rapidamente da tradicional vinícola chilena Santa Rita.

A foto acima que ilustra este texto e que encontrei na internet, mostra como era o trabalho desta histórica vinícola, que abrigou 120 chilenos que lutavam pela independência do país e que lá se refugiaram à época. 
Conta a lenda que os 120 homens, exaustos depois de uma batalha longa e difícil, chegaram às terras pertencentes à Santa Rita e encontraram refúgio nos porões da propriedade.
Hoje, dentro dessas mesmas adegas, são produzidos os premiados vinhos da linha que recebe o número 120 para homenagear o caráter heroico daqueles bravos chilenos. Esta linha de vinhos é perfeita para o consumo diário. 

Eu já provei o Sauvignon Blanc (foto) e gostei muito. É um produto bem vinificado, que traz uma coloração límpida e brilhante com belos reflexos esverdeados.
Conheça um pouco mais sobre os demais vinhos 120 visitando  120wines
Então, hoje fico por aqui.


Mas aguardo novos comentários e novas sugestões de temas para que eu possa abordar seja a respeito de um vinho, uma vinícola ou mesmo um acessório coadjuvante da arte de servir e apreciar um bom e honesto vinho.
Jeozadak Gomes