.


.

.

01 fevereiro, 2012

dica do sommelier n.7


Olá,
Hoje apresento a segunda e última parte sobre o correto uso do decanter para a apreciação de vinhos. Vamos lá?


1- Regra geral
Os vinhos que precisam ser decantados são os tintos, porém, alguns brancos secos e vinhos do Porto também podem se beneficiar da aeração processo acelerado de oxigenação.


Hoje podemos dizer que a maioria dos vinhos pode ser servida diretamente da garrafa, mas o decanter ainda entra em cena quando é necessário separar os sedimentos ou borras que se acumulam na garrafa de vinhos tintos não filtrados, como acontece com a grande maioria dos vinhos de guarda.
As borras são células de leveduras que se formam durante o processo de fermentação, embora não exista uma regra exata do tempo necessário para um vinho ser decantado, os fermentados de uva, com dez anos ou mais e que apresentam sedimentos, costumam se encaixar nessa categoria.
Já os vinhos super envelhecidos são uma exceção, pois se forem decantados podem perder as características que ganharam ao longo de décadas.
Já os vinhos jovens, aqueles com pouca ou nenhuma passagem por madeira e que devem ser tomados nos primeiros dois ou três anos de vida, não precisam necessariamente ser decantados, porém, até podem se beneficiar desse processo.
Para os exemplares de 5 a 9 anos de garrafa, a decantação se torna essencial se abertos mais cedo.
Após decantá-los, a etiqueta diz que, em caso do consumo da bebida em restaurantes - se deve colocar a garrafa vazia ao lado do utensílio para que os degustadores possam identificar a bebida.

2 -O processo da decantação do vinho
Vinhos de guarda
A primeira coisa a fazer é colocá-lo em posição vertical por algumas horas para que as borras se depositem no fundo da garrafa.
Em seguida, remova a rolha procurando não girar ou declinar a garrafa. Com cuidado, incline-a e transfira uma pequena parte do líquido para o decanter, sem que os sedimentos se misturem novamente, essa quantidade de vinho servirá para o líquido se familiarizar com o novo recipiente, mas assegure-se de que ela circule por toda a parte interna do decanter.  
Com cautela, despeje o restante do vinho nas bordas do decanter, evitando que a bebida toque o fundo do acessório.
Pare quando perceber que as borras estão chegando perto do gargalo da garrafa.
Cerca de meia hora depois de o processo ser efetuado, sirva, pois este tempo se faz necessário para liberar e abrir o bouquet depois de tanto anos fechados.
Vinhos jovens

Depois de abrir a garrafa, transfira o vinho para o decanter em um gesto único e contínuo. Em seguida gire-o, da mesma forma que se faz com a taça.
Geralmente esses vinhos apresentam elevados níveis de acidez, pois ainda não tiveram tempo de amadurecer, por isso, precisam respirar pelo menos por umas duas horas.


É isso. Apreciem sempre um bom e honesto vinho.

Jeozadak Gomes

.