.


.

.

27 março, 2012

dica do sommelier n. 14


Hoje eu gostaria de lhes apresentar o que este precioso país, Portugal, tem a oferecer com seus produtos de altíssima qualidade, com especial ênfase a um honesto vinho branco português, trazido da região de Alentejo para nosso consumo.
Apesar dos tintos – com exceção dos verdes – serem normalmente superiores aos brancos, tenho agora em minha taça um Assemblage maravilhoso, que foi produzido a partir das cepas Arinto, Antão Vaz, Perrum e Roupeiro com uma vinificação em meias pipas de carvalho português, com castas colhidas no início da Primavera, o que totalizou uma produção de 15.500 garrafas.
Enquanto escrevo para vocês, tenho o prazer de apreciar a garrafa de número 13.601 que traz uma cor límpida e brilhante, com tons amarelo palha com profundidade. No nariz, tem notas de tostado, proveniente do carvalho usado na vinificação, possivelmente sem contato algum com o oxigênio, feito adquirido com vinho produzido em climas quentes com uvas maturadas precocemente. Paladar contido de rica nuance e boa acidez, preservando o tostado característico do terroir.
Este vinho que acabo de apreciar chama-se: Régia Colheita Reserva.
imagem: menuespecial.com.br

Assim como ele, que vem do Alentejo outras Denominações de Origem Controlada - DOC que sugiro para vocês, sem medo de conduzi-los a uma inesquecível apreciação, são rótulos de vinhos que contenham a DOC das seguintes regiões de Portugal:
Porto Douro
Dão
Bairrada
Colares
Setúbal
Lagoa     Portimão
Vinho Verde
Madeira
Bucelas
Carcavelos
Lagos
Tavira

As Denominações de Origem são a chancela, o selo de qualidade que indica se o vinho é de uma determinada região ou de é um combinado de regiões.
imagens: exemplos de selos DOC
Em geral as designações se traduzem por três nomes principais e DOC é uma categoria superior, pois além de dizer que o vinho é de uma região determinada e específica, diz também que ele segue uma série de critérios e normas que qualidade e produção, ou seja, que ele segue não só as determinações estabelecidas para a região por meio de um controle rigoroso de sua produção além de seu produtor, é claro, mas também pelas entidades que controlam o selo DOC.

Você encontrará esta inscrição DOC nos rótulos dos vinhos de países de língua portuguesa que você adquirirá. Agora você já sabe que a inscrição não está lá aleatoriamente.

Mais adiante abordarei as demais inscrições que abrangem outros países, ok?

Por enquanto é isso.   Apreciem sempre um bom e honesto vinho