.


.

.

08 maio, 2012

dica do sommelier n. 20



Olá Amigos,
Existe um fato histórico marcante que conta um dos episódios mais importantes da vinicultura do Novo Mundo. O episódio ficou conhecido pelo nome do evento


... o Julgamento de Paris

Nesse julgamento, ocorrido no verão de 1976, um vinho californiano surpreendeu.
O importador britânico, Steven Spurrier, organizou uma rigorosa degustação às cegas, para comparar os melhores vinhos franceses com os novos vinhos da Califórnia.
O júri de Spurrier – um time de connaisseurs franceses famosos – analisou quatro borgonhas brancos e seis chardonnays da Califórnia.
Quando os votos foram contados e as garrafas reveladas, o Château Montelena 1973 era o 1º colocado, seguido de mais três vinhos californianos.
E assim, do dia para noite, o mito de que os vinhos franceses eram inigualáveis ficou abalado para sempre.


... o Château Montelena


A vinícola fundada em 1882, situada nas terras de castelo situado ao norte de Califórnia, é símbolo da excelência em matéria de vinificação.

imagem meramente ilustrativa
O atual proprietário, Jim Barrett, junto com o filho Bo Barrett que é o enólogo de vinícola, produzem maravilhosos Chardonnays, Cabernet Sauvignons firmes, Zinfandels aromáticos e Johanisberg Riesling, com um mínimo de açúcar residual.

No geral, seus vinhos brancos são ricos, redondos, com camadas de tangerinas, pêssego, damasco e um ligeiro beijo do carvalho.

... o filme

Se você quer saber mais, recomendo assistir o filme O Julgamento de Paris com Dennis Farina, Chris Pine, Bill Pullman, Alan Rickman, Freddy Rodriguez, Rachael Taylor e Eliza Dushku.
Valerá muito a pena.




Assistam um bom filme e apreciem sempre um bom e honesto vinho.