.


.

.

22 maio, 2012

dica do sommelier n.22


Olá Amigos,

Peço licença a vocês para começar respondendo ao comentário sobre a degustação em casa, que a Cris deixou na dica da semana passada.

Cris,
Para se degustar vinhos em casa (ou em qualquer outro lugar) é sim necessário beber água, de preferência com gás, pois a água higieniza a boca, neutralizando o sabor do vinho anterior.
Quanto a comer pão, sim, será útil. O pão tem como objetivo garantir que as paredes internas de sua boca estejam livres de sabores secundários. Dê preferência ao pão italiano, mas se não tiver, poderá ser o tradicional pão francês.

Ou seja, tanto a água quanto o pão têm a mesma função em uma degustação de vinhos.   
Um abraço,
Dak. 

Agora, vamos à dica de hoje, falarei da ficha de degustação que é uma ferramenta para lembrar o vinho que mais lhe agradou.


Preencher uma ficha de degustação implica por em palavras uma experiência sensorial, algo que pode parecer e ser difícil.

Lembre que é preciso utilizar termos que tenha significado para você, que ajudem a fixar em sua mente as sensações que tenha experimentado ao degustar o vinho em questão. A ficha será utilizada como orientação do que vocês e seus amigos irão analisar.

Prepare cópias da ficha e entregue uma a cada um de seus convidados. Uma para cada garrafa que vocês irão degustar.


Preencha todos os dados iniciais. Ao provar o vinho sublinhe os termos apropriados ou escreva sua opinião. Ao final, procure descrever a impressão geral que o vinho lhe causou, baseando-se nas características principais. Por exemplo:


- Apresenta cor vermelho-rubi de reflexos violáceos e aroma de frutas vermelhas maduras, notas florais, minerais e de especiarias, além de toque defumado e de chocolate.  Na boca, é frutado, equilibrado, estruturado, cheio, tem taninos maduros, boa acidez e final médio/longo.


Dessa forma, você usará os seus três sentidos, iniciando pela visão, depois o olfato e por último, o paladar. Lembre-se de utilizar termos que signifiquem algo pra você, assim, as fichas se tornarão uma referência sempre útil.


Este modelo é uma boa base, mas procure criar a sua própria ficha,

fonte: UFRGS.BR

Aprecie sempre um bom e honesto vinho...