.


.

.

05 junho, 2012

dica do sommelier n. 24


Olá meus amigos,

Respondo mais uma vez à leitora Dennyse Bacelete e por extensão a todos vocês, curiosos em saber um pouco mais sobre a arte do vinho.

Oi Dennyse, tudo bem?
Quero agradecer-lhe por estar sempre presente a cada post publicado por nossa amiga Cris. Respondendo seu comentário, particularmente sou suspeito par a falar, pois em minha casa tenho em torno de 30 livros sobre vinhos, e como se não bastasse, recentemente ganhei um que se chama "1001 vinhos para beber antes de morrer", então, pelo título já dar pra decifrar quantas páginas tem esse livro e quantas informações ele me fornecerá.
Porém, entre todos que tenho dois se destacam com precisão: um é o "Tintos e Brancos”, de Saul Galvão e o outro é o "Larousse do Vinho", de Michel Rolland.
Leia com atenção e aprecie sempre um bom e honesto vinho com moderação.
Um abraço, Dak.
Começando os trabalhos de hoje, após tantas dicas bacanas postadas neste blog, tive uma ligeira conclusão de que devemos pensar como armazenar nossos vinhos.

Sei que a partir das dicas que lhes passei, com certeza começaram a buscar novos vinhos que ainda não conheciam, e óbvio, que deverão ter algumas garrafas já guardadas.


Então, minha preocupação agora é como terão que guardar estes vinhos e para isso resolvi lhes dar algumas dicas de como executar essa função.

Se você não tiver uma adega climatizada, não se preocupe.

Em primeiro lugar, procure em sua casa um lugar que seja frio, não tenha trepidações e esteja longe de iluminações e barulhos excessivos.

Em segundo plano, monte neste lugar uma espécie de caixa ou colmeia, de forma que seus vinhos possam ficar alinhados e em posição horizontal, assim, se preservará a(s) rolha(s) mantendo o vinho confortavelmente bem.

Em seguida, tente fazer uma linha de consumo. Por exemplo, deixe na parte superior de sua colmeia, os vinhos que você acha que são para consumo diário, em seguida complete-a com outros produtos com qualidade e preço relativamente acessível, e por fim, enriqueça a coleção com um ou dois vinhos de qualidade superior para que você possa oferecer a um convidado(a) especial.

Lembre-se, “o vinho tem que ser tratado com sentimento”.

Um conselho da sábia autora norte-americana Julia Child,
Vinho é um líquido vivo que não tem conservantes. Seu ciclo de vida compreende juventude, maturidade, idade avançada e morte. Quando não é tratado com o devido respeito,ele vai adoecer e morrer.”
E este é o meu,
Aprecie sempre um bom e honesto vinho