.


.

.

17 julho, 2012

dica do sommelier n.30


Oi Amigos,
Sei que não é necessário escolher vinhos de valores absurdos para uma boa harmonização, portanto, nesta dica de hoje darei alguns toques de combinação da enogastronomia.
Em primeiro lugar, deveremos pensar nas condições climáticas, para que possamos escolher um vinho que seja compatível com a refeição. 
Como estou em São Paulo, posso dizer que o tempo frio da cidade me oferece algo renovador em minhas refeições diárias. Por essa razão, peço licença para falar em nome de todos os leitores das regiões sul e sudeste do país nesta época de inverno.
A primeira opção no caso de um clima frio é escolher um creme ou sopa bem quentes, portanto, sugiro um tinto seco com no máximo 13% de álcool. Que tal um Creme de Mandioquinha no pão italiano?
Acompanhe com um vinho Toscano vinificado em tanques inox ou um Rosso di Montalccino bem maduro.
Como segundo prato dá lugar a uma Bruschetta com queijo de cabra sobre uma pasta de espinafre gratinado. O vinho pode vir de regiões de clima temperado tais como Austrália, sul da Itália, alguns vinhos Bordeaux franceses e alguns do hemisfério sul da América.

Em seguida, o prato principal. Minhas dicas são as carnes mais encorpadas como Pato assado com mel e especiarias, acompanhado de couve no vapor ou Cabrito ao forno com brócolis ao alho e óleo e batatas coradas, talvez um peixe grelhado com algo cremoso.
O vinho neste caso poderá ser um reserva de uva Cabernet Sauvignon ou mesmo um corte de uvas tintas clássicas difundidas em regiões em que se adaptaram.
Para sobremesa fica a critério de cada um, e aqui eu posso indicar que vocês escolham um vinho com características de colheita tardia.
Aproveitem esses dias de inverno da melhor maneira e tenham uma ótima semana.
Apreciem sempre um bom e honesto vinho.