.


.

.

21 agosto, 2012

dica do sommelier n. 35


Olá Amigos,
Como vão?
Estou aqui para deixar mais uma de nossas dicas para se apreciar sempre um bom e honesto vinho. Hoje falo do Vinho Verde que é um símbolo de soberania da viticultura portuguesa. Tenho o prazer de lhes passar o valor que se tem em apreciar um desses nobres produtos.
Espero que todos acolham a dica que deixo:
Vinho verde é pra quem se faz igual a ele: “ÚNICO E PECULIAR"...
Saúde!


Seguindo com minhas dicas no blog, tenho o prazer de lhes falar do vinho verde que é sem dúvida alguma uma dádiva de Portugal e venho falar tendo-o em mães neste momento.
Ao ser presenteado com um nobre vinho verde tinto da vinícola Adega de Monção, decidi abri-lo e lhes mencionar suas características através de meus sentidos.
Tenho agora em mãos a minha frente, um Adega Monção tinto, colheita 2010, engarrafado na origem através da Denominação de origem controlada. O mesmo é provido de 10,5% vol.
Ao abri-lo, decidi colocá-lo em uma taça rasa previamente gelada feita de barro, pois esta é uma das tradições de seus apreciadores.
O vinho tem uma cor reluzente.
Em seguida percebi que se tratava de um vinho um pouco fechado no olfato, porém, retrata alguns aromas primários: na boca, se faz presente a acidez – um de seus principais elementos– e também se apresenta ligeiramente gaseificado, o que pode ser chamado de agulha. No final, fica uma sensação gostosa de frescor duradouro.
Bem!
Apesar de o vinho verde ter como referência os brancos são produzidos tintos maravilhosos.
Para entender melhor este produto, saibam que sua vinificação é peculiar, sempre com pouco teor de açúcar nas uvas, trazendo pouco teor de álcool nos vinhos.
Esses tendem a ser ácidos, e se não for assim ficam “chatos” sem nenhum charme.
Lembrando que os Verdes passam por um processo de segunda fermentação chamada de “MALOLÁCTICA” que transforma o ácido málico em ácido láctico que é menos agressivo, restando em si um pouco de gás em sua composição.
É isso. Deixo em aberto e fico à disposição de vocês para eventuais perguntas.
Apreciem sempre um bom e honesto vinho...





.
.