.


.

.

03 setembro, 2012

dica do sommelier n.36


Olá Amigos,

Como vão vocês?

Hoje falo de uma experiência saborosa e conto a todos que acompanham o blog da minha amiga Cris, um pouco sobre

o diferencial de um bom produto 

A dica hoje se torna mais interessante porque vamos mudar um pouco nossa rotina, não usaremos as taças para apreciar vinhos, buscaremos novos horizontes, experimentaremos um produto que para muitos não é inovador e para outros se trata de mais um da nobre indústria de bebidas.

Estou falando da popular cerveja que por sua vez tem uma rica história e não podemos deixar de levá-la em consideração.

Nesses dias secos que enfrentamos ultimamente, senti necessidade de deixar um pouco de lado o produto fermentado de uva e saborear um fermentado de cereais.

Com a umidade relativa do ar baixa, o certo é tomar algo refrescante e com pouca acidez, portanto, eu lhes indico a cerveja. 

Falarei um pouco da Paulaner, de Munique, região da Baviera, Alemanha.

Esta cerveja tem uma fermentação natural de malte de trigo e cevada maltada em temperatura elevada o que confere um sabor mais acentuado.

Seu diferencial é que ela não é filtrada, mas previamente refinada com lúpulo contendo, assim, leveduras naturais, e com essas leveduras  presentes na garrafa se obtém uma segunda fermentação dando a maciez necessária em seu corpo.



Existem dois tipos Paulaner, a Naturtrüb, produzida com leveduras especiais em alta fermentação. É ideal para acompanhar camarões grandes recheados de queijo emmental e empanados, risoto de alcachofra e caldo bisque que é uma sopa clássica de frutos do mar.




Já a Dunkel tem em sua composição malte de trigo tostado ou queimado, conferindo uma cor escura castanha, com notas aromáticas de café, baunilha, mel e frutas negras. Um produto ideal para servir com queijos fortes e carnes de sabor pronunciado.

Prost!


Experimentem esta e outras cervejas em tempos secos, porém, nunca deixem de apreciar um bom e honesto vinho.
Jeozadak Gomes
.
.
.