.


.

.

11 setembro, 2012

dica do sommelier n.37


Olá Amigos,

Espero que o último feriado tenha enriquecido vocês com a descoberta de novos paladares.

Sabemos que o Brasil é um grande consumidor de cervejas, portanto, hoje continuo falando um pouco mais sobre essa bebida, pois já havia mencionado um tipo de cerveja na edição passada e tenho dicas sobre como apreciá-la levando muito em consideração os comentários deixados aqui por minhas amigas Dennyse e Cris na última edição.
cerveja, a favorita

Há vários tipos de cerveja maltada de trigo e que são opções fáceis de beber, ou melhor, são indicadas para o paladar cotidiano.
A Paulaner, ver dica n.36, é uma cerveja especial e requer cuidados especiais. Vejam só:

       Ao gelar não utilize tina balde ou qualquer tipo de recipiente com gelo, pois o gelo lhe proporciona um choque térmico causando alterações em suas principais propriedades como a cremosidade. O certo é levá-la à geladeira e mantê-la em mais ou menos 8°C;
       Ao servir use a tulipa especial da cerveja previamente gelada ou até mesmo só molhada;
       Incline a tulipa com uma de suas mãos e despeje a cerveja levemente com a outra mão;
       Ao faltar 10% do líquido pra finalizar a transferência erga a tulipa e balance bem o restante que está na garrafa. Despeje a espuma que se formou e aprecie;
       Lembre-se que a cada gole é fundamental girar a tulipa para se obter os reflexos da cremosidade e as notas complexas de seu bouquet.


Lembro que cervejas tipo Pilsen são um pouco mais ácidas e por isso pedem para serem servidas bem geladas, e neste caso, pode-se usar o balde com gelo tranquilamente.
No próximo post continuarei com essa nossa etapa de dicas sobre o outro lado das bebidas produzidas a partir do efeito da fermentação.

Lembrem-se que a cerveja também é uma bebida nobre, dessa forma, não deixem de apreciar corretamente uma cerveja bem produzida.


Prost!

Jeozadak Gomes
.
.
.