.


.

.

18 setembro, 2012

dica do sommelier n.38


Olá Amigos,
Como estão?
Hoje trago uma dica diferente. É que tenho uma experiência de  meu ofício para dividir com vocês, e ao mesmo tempo, não deixarei de lhes sugerir mais uma dica de cerveja, que é o que venho indicando nestes últimos dias. Começando...

Sobre CERVEJAS..
Ainda falando de dias com baixa umidade do ar, recomendo uma rica e peculiar cerveja chamada Erdinger.
Trata-se e outra marca alemã de sabor forte e pronunciado, produzida com malte de trigo e uma adição de cevada maltada em baixa temperatura, resultando em um produto de densidade típica e levedos contidos.
Aconselho apreciá-la moderadamente.

Sobre Vinhos...

Ontem participei de um evento com diretores e gerentes de uma grande rede hoteleira e me coube harmonizar o vinho com o almoço servido.
No cardápio, carpaccio de polvo levemente temperado com molho de mostarda Dijon, seguido de raviolones recheados de salmão defumado, coberto com molho cremoso e caviar. Como prato principal, camarões grandes recheados com Emmental acompanhado de risoto de alcachofra, caldo bisque e alecrim.
Agora chegou minha vez. O vinho que servi foi o Alamos Torrontes.
Um produto argentino, branco, de cor dourada; bouquet de caramelo, damasco e flores brancas muito presente; na boca, se faz frutado e redondo, flores contínuas com um beijo do carvalho.
A sobremesa panacota de cupuaçu, uma clássica sobremesa italiana feita com a tipicidade brasileira.
Continuei harmonizando com o mesmo vinho, pois o seu frescor faz com que o sabor pronunciado do cupuaçu se equilibre no paladar.

Minha dica a vocês é...

– Nem sempre precisamos atender a uma refeição completa com mais de um tipo de vinho. Percebam os ingredientes que comporão o cardápio.
Pratos com alimentos de uma mesma cadeia alimentar permitem a opção por um único vinho.
Espero que gostem da dica e me disponho a responder comentários futuros.
Sejam apreciadores de boas bebidas.
Jeozadak Gomes
.
.
.