.


.

.

25 setembro, 2012

dica do sommelier n.39


Olá Amigos,
Como estão os seus dias?
Na dica de hoje mudarei um pouco o foco.
Vejo que as bebidas compostas são ideais para a primavera, nelas podemos mesclar nossos interesses de apreciação e buscar atrativos aromáticos para nosso sentido olfativo e notável para a nossa visão e nosso paladar.


Vamos começar a primavera com tudo que há em relação à apreciação de bebidas. Sei que nosso inverno não foi dos melhores, mas creio que a primavera irá sobrepor a falta que a estação anterior nos deixou.

A primavera é época das flores e nos favorece um legado surpreendentemente natural que são os aromas florais, herbáceos e vegetais.

Pensando nisso, indico bebidas que nos lembram flores, ervas e até mesmo frutas tropicais.

a dica...

Ao iniciar um jantar, dê prioridade a um drink, pois é ele o ponto de partida para abrir o apetite. O meu drink de hoje é o Mojito. Esse tem propriedades que se harmonizam plenamente com a estação. Bebida composta de rum, açúcar, suco de limão, hortelã, club soda e gelo.

Para preparar um Mojito, use um copo long drink, adicione 20ml de suco de limão,uma colher de açúcar,10 folhas de hortelã e macere bem.

Em seguida, coloque bastante gelo e despeje 40 ml de rum, lembrando que pode ser “branco ou ouro”, depois, complete com club soda e mexa com uma colher bailarina e aprecie.

Essa bebida traz aromas de ervas e bouquet de melaço, obtido do rum que é uma aguardente vegetal produzida a partir da cana de açúcar.

Depois do drink, siga o jantar com um bom espumante, e se preferir, finalize com um vinho botritizado*, ou seja, de colheita tardia.

Lembrem-se, esta dica vale para outros drinks tais como Dry Martini, White Lady, Mai Tai, Cuba Libre, Sex on the beach, Piña Colada ... e vinhos de nuances florais.


Procurem drinks aromáticos e refrescantes para o almoço e siga ideias mais complexas para o jantar.

Saúde a todos e apreciem sempre uma boa e honesta bebida.

Jeozadak Gomes








* vinho de sobremesa doce licoroso, feito com uvas botritizadas, isto é, contaminadas com o fungo Botrytis cinerea. Em poucas regiões do mundo de microclima específico como Sauternes na França, esse fungo, ao invés de destruir as uvas, perfura as suas cascas, provocando a saída de água e concentrando o açúcar. As uvas assim contaminadas ficam com aspecto de uvas passas, daí o nome podridão nobre ("pourriture noble", no francês, e noble rot, no inglês)
.
.
.