.


.

.

09 outubro, 2012

dica do sommelier n. 41

Boa tarde meus amigos,
Hoje demorei um pouco mais para enviar minha dica.
Vamos lá!
É admirável saber que a história por trás de bebidas alcoólicas e como gerações e gerações obtiveram um leque incomparável de produtos nobres.
E não é necessário ser beberrão para entender isso e muito menos para conhecer. Sou um exemplo.
Comecei a entender este mundo a partir do momento em que descobri que a bebida alcoólica surgiu quando o homem descobriu que o fruto – cereal ou vegetal – pode fermentar através de efeitos biológicos.
Depois veio a destilação que acontece quando se usa um produto já fermentado e o dispõe a passar por dois processos que existem no ciclo vital da água que é a vaporização e condensação.
Em seguidas vem a infusão, processo que se adiciona uma matéria a um tipo de álcool em temperatura elevada.

Minha sugestão de hoje é falar sobre a

 Hoje ilustrarei brevemente algumas aguardentes e suas origens. Vejam,
 


Grappa, Cognac (foto)
 Bagaceira, Pisco
  






Whisky(foto),
VodcaGin


 



Poire Willian


Cachaça,
Tequila(foto)


A bebida tipicamente brasileira, como sabemos, é a cachaça. Dentre as muitas versões sobre a sua origem, uma diz que foi trazida pelos escravos em meados de 1558*.
Seu preparo consiste em fermentar e destilar a sua matéria prima: a cana de açúcar.

escravos na moenda, Debret, 1835
A cachaça tem como principal característica os aromas de mel, melão, madeira e um paladar forte.
Umas são mais sofisticadas e passam por cascos como umburana, ipê, amendoim, carvalho e tantos outros.
A bebida foi regulamentada no final do século passado, no em 1996, pelo então presidente da época Fernando Henrique Cardoso.*
Antes de encerrar, quero agradecer a todos que seguem minhas dicas aqui no blog, e dizer que me sinto feliz em saber que meus conhecimentos profissionais fortalecem os prazeres de apreciar nobres produtos com moderação e acima de tudo conhecendo um pouco sobre cada bebida apreciada.
Agradeço em particular a Dennyse, que sempre me enaltece com seus comentários e também Antônio, Selma, Felipe Brandão, Ovídio, Ro Archela, Wilselman e todos que por aqui passam deixando uma peça importante para nossa próxima dica, que é o reconhecimento.
Um abraço a todos e até a próxima...
Jeozadak Gomes



Curiosidades:
*De início, a cachaça apareceu em alguns relatos do século XVI como uma espécie de “vinho de cana” somente consumida pelos escravos e nativos. Entretanto, na medida em que a popularização da bebida se dava, os colonizadores começaram a substituir as caras bebidas importadas da Europa pelo consumo da popular e acessível cachaça. Atualmente, essa bebida destilada é exportada para vários lugares do mundo. (fonte brasilescola.com)
*A diferença básica entre a aguardente de cana e a cachaça está na origem da matéria prima. Enquanto a aguardente de cana é feita diretamente a partir do destilado da cana, a cachaça é feita a partir do melaço resultante da produção de açúcar de cana. (fonte:inmetro.gov.br)