.


.

.

02 outubro, 2012

dica do sommelier n.40


Olá Amigos,
Como estão sendo os seus dias?
Agora é hora de dica!
A minha dica é para aqueles leitores que apreciam vinhos e sempre buscam novos paladares, então, meus amigos, digo a vocês que não podem deixar faltar este rótulo em seu catálogo
 
este é nosso personagem de hoje.
Começo já dizendo que a cabernet sauvignon está no topo das vinhas mais cultivadas em todo mundo. Tendo em vista que suas parreiras se adaptam muito facilmente a todos terroir vitícolas.
A sua principal característica são os taninos, pois a cabernet sauvignon possui propriedades adstringentes capazes de proporcionar fatores importantes para o vinho tais como
Bom, nosso personagem carrega uma invejosa bagagem. É produzido em parreiras de solo aluvial (solos considerados de grande potencialidade agrícola, tendo em vista a posição que ocupam na paisagem, ou seja, várzeas pouco ou não sujeitas à erosão), sedimentar, com drenagem correta e clima temperado.

O segredo de um parreiral em perfeitas condições e produzindo uvas de qualidade são os passos do dono. Uma uva acomodada se torna um ingrediente preguiçoso e medíocre.
E pensando em todos esses importantes fatores o ilustre viticultor do dia produziu o  Montes Alpha.
Deixo em aberto o assunto para que vocês o provem e me passem o que acharam do vinho.
Apenas digo que a safra 2009 está hoje no mercado brasileiro e faz jus ao preço – entre R$90 e R$100,00. Pode ser encontrado na importadora Mistral, e para aqueles que são ou estão em São Paulo, em qualquer um dos estabelecimentos em que trabalho.
Apreciem sempre um bom e honesto vinho.
Jeozadak Gomes
.
.
.

*retrogosto = aroma de boca, sensação gustativo-olfatória final deixada pelo vinho na boca