.


.

.

30 outubro, 2012

dica do sommelier n.44


Tudo bem, meus amigos?

Aqui está minha dica de hoje falando de um dos mais considerados vinhos do mundo com alguns de seus melhores produtores.

Sou fã incondicional do Brunello di Montalcino, e como na semana passada servi um da safra 2001, resolvi trazer para a dica do sommelier em tópicos curtos, porém, objetivos, um parecer do que é um verdadeiro vinho de guarda.


Enótria era a palavra usada pelos gregos e significa a terra dos vinhos. Hoje reservei o espaço para falar de nomes que representam uma riqueza histórica em um país de origem vitivinícola, a Itália.

A Itália detém uma grande parte da história do vinho no mundo, desde os primórdios, antes mesmo do estabelecimento da civilização romana, os etruscos, na Toscana, já produziam vinho.

Sempre foi um país que simbolizou o vinho, mesmo nas suas épocas mais negras. A civilização romana, por sua vez, tomava conta da região e espalhou a bebida pelos quatro cantos do império por meio de seus exércitos.

Fabrízio Biondi-Santi

O país tem toda a sua dimensão territorial voltada para a viticultura. São vinte regiões vinícolas, entre elas, uma das mais importantes e belas, a Toscana. Nessa região, se produz um célebre da viticultura mundial, Brunello di Montalcino.

No século XIX, um homem de grande visão chamado Fabrízio Biondi-Santi, descobriu o clone da sangiovese, uva emblemática na região e deu a ela o nome de Brunello.
Montalcino, Toscana

Como o vinho provém das colinas de Montalcino, na província de Siena, daí seu nome, região de solo mais rochoso denominado de Galestro e com clima temperado.

Hoje há vários Brunello di Montalcino e são de um nível muito bom. Antes, uma denominação quase exclusiva dos Biondi-Santi, mas foi levado oficialmente à categoria DOCG em 1980.

Minhas indicações de Brunellos

Biondi-Santi    Fattoria Dei Barbi      Tenuta 

Camigliano      Col d’Orcia       Salvione  

      Siro Pacente

Esses são alguns dos mais renomados produtores desse tão precioso vinho que, sem dúvida, impressiona com sua pretensão de preços e envelhecimento.
Apreciem sempre um bom e honesto vinho.

 Jeozadak Gomes
.
.