.


.

.

14 dezembro, 2012

dica do felipe


Queridas Leitoras!!!

As festas de final de ano estão chegando... parece que foi ontem que estava escrevendo as sugestões de make-up para Natal e Réveillon de 2011... Que loucura!!!!

Pois bem, outro dia falei um pouco para vocês sobre a história da minha inspiradora, Helena Rubinstein, figura importantíssima para a história da Cosmetologia.

Hoje falarei de outra célebre personagem, desta vez masculina, que tem uma história incrível, cooperando maravilhosamente para a evolução e qualidade das maquiagens no mundo moderno e contemporâneo, inclusive, grandes divas como Madonna, foram musas para algumas de suas coleções.

Vamos conhecer um pouco de um de meus ídolos no mundo da beleza?! 

Com vocês, um dos nomes mais famosos do mundo da cosmética ocidental, o criador do pancake, o criador do gloss e de tantos itens indispensáveis hoje em dia...



Polonês, nascido em Lodz no ano de 1877, Max Factor começou sua carreira como aprendiz com um fabricante de perucas, e aos 20 anos, já dirigia sua própria loja de maquiagem.

Max Factor viajou para os Estados Unidos no início do século XX, em 1902. Pouco tempo depois, levou a sua família para a Exposição Universal de Saint Louis e nunca mais regressaram à Polônia. Começou a vender produtos para os cabelos, importou cosméticos e realizou maquiagens teatrais para atores locais em Saint Louis.
montagem ilustrativa
Sua fama como maquiador do meio teatral cresceu a ponto dos atores da jovem indústria do cinema procurarem por Max Factor a fim de que ele os ajudasse com a maquiagem. Assim, o Sr. Factor mudou-se para Los Angeles com sua família, em 1909, começando a trabalhar no Pantages Theatre.

Em 1914, Max especializou-se em maquiagem para filmes e já havia criado uma nova alternativa de maquiagem com cores, para efeitos especiais.


Inevitavelmente, as atrizes que eram tão glamourosas e elegantes na tela, quiseram manter a mesma aura na vida diária, de forma que as maquiagens de Max Fator saíram dos estúdios de Hollywood para os eventos pessoais das estrelas.

Não passou muito tempo para que as mulheres – sem conexão alguma com o mundo do teatro ou do cinema – procurassem pela maquiagem das estrelas em busca de uma aparência cheia de glamour.

Um pouco do criador

meramente ilustrativa
O lip gloss foi inventado por Max Factor em 1930, que tinha o desejo de criar um produto labial bastante brilhoso para dar destaque aos lábios dos atores em alguns filmes que trabalhava, ainda em preto e branco.

Como as mulheres em geral se inspiravam nas grandes atrizes de cinema, o primeiro gloss labial disponível comercialmente foi Max Factor X-Rated, lançado em 1932.

Além de criar o gloss foi ele quem popularizou tanto a palavra maquiagem como uso no repertorio cosmético.







Conhecido como o pai da maquiagem moderna, Max Fator foi o responsável pelo desenvolvimento de muitos produtos cosméticos e, hoje em dia, segue sendo a fonte de inspiração para tendências e inovações.



Max Factor morreu em 30 de agosto de 1938, e em 1973 a marca foi vendida e atualmente pertence à Procter & Gamble (P&G).

Grande abraço,

Felipe Abrahão







fontes: