.


.

.

11 dezembro, 2012

dica do sommelier n.47


Olá Amigos,
Como estão?
Este é o mês onde tudo se volta à prosperidade, há muita ansiedade no ar e o que não faltam são dúvidas.
Falando em dúvidas, aproveitei o momento "FINAL DE ANO" para fazer o inventário dos rótulos de vinhos de minha carta, e me dei conta de que tenho um leque muito grande de nobres produtos e que com certeza iria gostar de catalogar todos. E assim fiz.
E entre uma garrafa e outra, uma taça e outra, fui descobrindo a essência e as nuances de cada um deles, fazendo o que gosto – que é "DEGUSTAR" – e degustando um a um me veio a ideia de por no ar uma dica.
Dica essa que fará parte também do inventário de vocês, leitores, na hora de escolher o vinho certo.
Vamos lá!
Pois então, na hora de escolher seu vinho, dê prioridade ao seu custo. Um bom vinho não precisa ser tão caro. É óbvio que todos nós gostaríamos de um Chateau Lafite em nossa mesa, porém, podemos começar aos poucos, sem nenhum problema.
Pesquise e busque por um vinho que venha de uma safra cuja hibernação lhe faça jus, para isso, consulte uma Tabela de Safras (disponibilizo aqui a tabela elaborada pela importadora Mistral, mas há outras disponíveis na internet), e por fim, escolha a refeição e ajuste a harmonização de maneira que os pratos e seus sabores se casem com o vinho.
Apresento aqui alguns rótulos que compõem minha carta, e que poderão agregar valor ao seu Natal, sem pesar no bolso:

Dúvidas? Estou à disposição para responder questões e comentários.

Apreciem sempre um bom e honesto vinho...
Jeozadak Gomes
.
.