.


.

.

27 fevereiro, 2013

ladrões de cena - o coiote


O coiote

Coiote (Canis latrans)
mamífero
membro da família Canidae
gênero Canis

A palavra coiote é de origem náuatle, um dialeto asteca.

Esses lindos animais são encontrados apenas nas Américas do Norte e Central – a partir do Panamá, no norte do México, Estados Unidos até as regiões mais ao norte do Canadá e do Alasca.

foto de Rebecca Richardson 

Geralmente vivem sós, ocasionalmente podem se organizar em matilhas. Vivem em média 6 anos. São extremamente adaptáveis e existem em uma vasta gama de habitats, incluindo florestas, pradarias, desertos e pântanos.


Wile E. Coiote
Wile E. Coiote é o antagonista do desenho Road Runner, o Papa-Léguas,  criado em 1949 pelo genial Chuck Jones para os estúdios Warner Bros. 


o enredo
Em um deserto cheio de rodovias, o faminto Wile E. Coyote sempre tenta capturar o Papa-Léguas, utilizando de engenhosos e mirabolantes armadilhas por meio dos produtos ACME, uma empresa fictícia que fabrica de tudo - contando com astúcia, velocidade ou uma sorte danada, o Papa-Léguas sempre escapa ileso de todas as artimanhas altamente criativas de seu arqui-inimigo, porque este sempre acaba pego por sua própria armadilha. 

curiosidades
Os desenhos não têm diálogos, apenas o beep-beep do Papa-Léguas  ou o som da queda do Coiote caindo no desfiladeiro. Há também o uso das placas escritas - geralmente usadas pelo Coiote para "falar" com a plateia.

No livro Chuck Amuck: The Life and Times of an Animated Cartoonist (1989), Chuck Jones escreveu os 10 mandamentos do desenho do Papa-Léguas:

1 Toda a ação deve se passar no habitat dos dois personagens: o deserto americano;
2  Todas as ferramentas, armas e outros artefatos devem ser de origem ACME;


3  O Papa-Léguas não pode sacanear o Coiote; ele só deve correr e fazer “beep-beep!”, mas os fãs apontam dois episódios em que o Papa-Léguas dirige um ônibus e atropela o Coiote;








4  
O Coiote não pode ser afetado por nenhuma força externa: seu fracasso deve advir unicamente do uso de produtos ACME ou de sua própria ação;



    5  Wile E. Coyote poderia acabar com sua caçada a qualquer momento – não fosse ele um fanático. Entretanto, ele jamais desistirá já que está sempre certo de que sua próxima tentativa será bem sucedida;

    6  Está vetado qualquer diálogo, com exceção de “beep-beep!”, além das placas usadas pelo Coiote;

    7  O Papa-Léguas nunca deve deixar a estrada;





    8  Sempre que possível, fazer da gravidade o pior inimigo do Coiote.








    O Coiote sempre sai mais fracassado do que ferido de suas armações.

     10 O público, no final das contas, é solidário ao Coiote.








    fonte: wikipedia.org |desenhos da Warner Bros.| meramente ilustrativas