.


.

.

17 março, 2013

dica do sommelier n.54

Sábado, 16/03/2013.


Boa noite Cris,
Bom final de semana pra você.
Como hoje estou em casa, aproveito para preparar a dica da semana.
Neste momento saboreio um vinho que é o seu estilo: trata-se de um Cabernet Sauvignon argentino. Lembro que você tomou uma tacinha de vinho sugerida por mim, na época em que estava conosco todas as terças e quintas-feiras.
Então, fui a minha pequena adega e selecionei este TERRAZAS de los Andes, safra 2007, produzido com uvas cabernet sauvignon, de um vinhedo de platôs de 980 metros de altitude, na região de Mendoza.
A vinícola está localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, e tem como principal fator vitícola, sua produção em método de gotejamento do degelo da cordilheira em seus parreirais, dando ênfase em uma vinificação moderna.
Como você já sabe, Cris, eu não tenho o hábito de consultar as fichas técnicas dos vinhos que provo, porém irei lhe passar o que estou vivenciando neste exato momento.

A taça está em minha mão e vejo um vinho límpido e brilhante, com tons alaranjados em seu anel periférico e um fundo violáceo. Esta cor retrata um vinho já enriquecido pelo tempo.
Neste caso, que não se trata de um vinho longevo, a sua cor nos permite dizer que já está pronto para o consumo.
Observo também que as lágrimas são finas e constantes, isso me faz avaliar que o seu teor de álcool é acima de 13%. No nariz, se apresenta com classe, bouquet sutil, porém, muito presente, notas de madeira se abrem junto às frutas que finalizam no característico cassis, proveniente da uva Cabernet Sauvignon.
Na boca, percebe-se o quanto é aveludado, corpo médio, taninos maduros, frutas e madeira continuam presentes, resultado da passagem em carvalhos. Creio que foram usados carvalhos novos por uns três meses e depois transferidos pra carvalhos franceses usados por mais tempo. O final é macio e duradouro. Trata-se de um vinho muito harmonioso.
Adorei fazer a dica com uma experiência vivida em momento real.
Agora fico aqui apreciando o que há de melhor neste vinho tão pronunciado mas deixo para você e aos nossos amigos esta dica como uma opção muito agradável do importador exclusivo, a Moët Hennessy do Brasil  [site 4aqui]
Apreciem sempre um bom e honesto vinho...
Beijo Cris!



ps: e agora minha amada chegou com um espaguete com molho de tomate natural com um leve toque de frutos do mar e parmesão. Essa harmonização é surpreendente, vale muito a pena fazer uma refeição a caráter com o TERRAZAS e uma massa com molho similar a esse... hummmmmmmmmm ... é uma delícia...
Beijos

imagens meramente ilustrativas