Queridíssimas leitoras!
Tudo bem?
A minha dica de hoje vai para uma área específica...
eventos!, e vou explicar o porquê.
Antes de tudo, o fato: a cidade de São Paulo
concentra uma gama considerável desse segmento e muitas vezes recebe eventos
em nível mundial. E quando falo “eventos” me refiro às feiras, bienais, congressos,
simpósios... uma lista de hipóteses.
Aliado a isso, que não é pouco, como vocês sabem,
sou professor e, dentre os cursos em que leciono está o Curso Superior de Gestão em
Eventos.
Uma preocupação minha - e que faço questão de tratar
com os alunos - é justamente
Ou seja, desde a uniformização das roupas (cor, tipo
etc), modelagem do cabelo (solto, preso, com acessórios etc etc etc)
eeeeeeeeeeeeee ... a padronização e os c.u.i.d.a.d.o.s. com a composição de make-up para as meninas que vão
atuar nos eventos, desde a recepção, demonstração e acompanhamento de
visitantes, clientes, convidados e assim por diante.
Mas, vamos setorizar a dica?
Às vezes me pergunto se muitos homens acham que as
unhas não fazem parte do corpo, pois o cuidado que dispensam a elas é ZERO!
Meu povoooooooooo, profissionais da área de eventos:
“a higiene das unhas é primordial e errado está quem
acha que os clientes não prestam atenção em tudooooo do seu look!”
Outro ponto que acho muitoooo preocupante é a
questão dos homens que acham que sapatos não devem ser engraxados. Às vezes eles
estão impecáveis até as canelas e quando se vê os sapatos estão ótimos... ótimos
para serem jogados fora!
Com relação à composição do vestuário, sapatos,
penteados, percebo que graças à Santa Daslu, as meninas não estão errando muito
— ponto pra elas.
Mas, como nem tudo são flores, vem ai o ponto
negativo ... daqueles que adoroooooooo estudar – MAKE-UP, e minha gente, que
medo!
Sobriedade passa looooooooonge de muitas equipes de
promotoras de eventos, e eu não as culpo totalmente, porque observo em muitos
treinamentos de que participo, principalmente quando a supervisão de equipes é delegada a um
homem que eles alegam nenhum conhecimento em moda ou maquiagem para
instruí-las! hum..., vamos combinar que a coisa fica complicada!
Por isso, sou defensor nº 1 do treinamento básico aos
supervisores, gestores e gerentes para composição de looks e que possam falar
com propriedade às equipes dos "por quês" de tais orientações.
Não é bacana, por exemplo, em um evento elitizado no
Jockey Club, com as meninas vestidas de preto, cabelos impecáveis, massss, cada
uma com uma cor de sombra nos olhos, nos lábios, a base errada para o tom de
pele e por aí vai.
Isso pode causar impacto negativo na avaliação da
empresa organizadora do evento, e esse cliente pode “esquecer” a empresa para
um próximo evento.
É comprovado que a falta de cuidado nos treinamentos
de tais equipes, principalmente quanto à maquiagem, pode afetar e muito a vida
comercial das empresas de eventos.
Acho muito interessante esse tipo de estudo para a área
em foco, porque revela que a maquiagem –
muitas vezes considerada insignificante nas transações comerciais – pode ser usada desfavoravelmente nos trabalhos
contratados e é também peça-chave para a fidelização de clientes quando
representa a excelência visual e a padronização do atendimento da equipe.
Lembrem-se: imagem é tudo.
Espero que tenham gostado da dica de hoje!
Grande abraço,
FELIPE ABRAHÃO
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imagens meramente ilustrativas