.


.

.

03 fevereiro, 2009

desobediência civil & outros escritos


Sempre preciso ter um livro na bolsa. Ultimamente tenho optado por livros pequenos de 200 e poucas páginas mais ou menos, isso porque minha bolsa é um combinado de bolsa de mulher e bolsa de trabalho. Grande.


Optar por livros de poucas páginas não significa dizer leitura sem conteúdo.

Terminei a leitura deliciosa do livro de Danuza Leão [ver fazendo as malas], e atendendo ao pedido de Neiva, recomendo o livro. O texto é leve, repleto de informações das cidades visitadas por ela [na ordem: Sevilha, Lisboa, Paris e Roma]. Ao final o livro traz a relação dos endereços dos lugares citados por ela.

Agora leio Desobediência Civil & outros escritos, de Henry Thoreau. 

O texto escrito por ele e que dá nome ao título da coletânea, inspirou Tolstói [que disse 'se quer mudar o mundo, começa por pintar a tua aldeia'] inspirou Gandhi [a marcha pelo sal e todo o movimento de independência da Índia], que inspirou Martin Luther e todas as manifestações pacífistas pelos direitos civis etc. Até o movimento hippie foi influenciado por ele.

Àqueles curiosos como eu, existe a versão do texto A Desobediência Civil no site do Ministério da Educação: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/

Sobre Thoreau: foi um ensaísta, poeta e filósofo, abolicionista e libertário. Após se graduar em Harvard passou dois anos isolado da civilização, num barraco, às margens do lago Walden dedicado à contemplação da natureza e a elaboração de ensaios. Daí pode-se ter uma pálida idéia de como ele era diferente de tudo naquela época nos EUA.

Sua biografia é um capítulo a parte e de pensar que ele morreu as 44 anos.




Desobediência Civil e outros escritos
Henry David  Thoreau. 
L&PM Pocket
134 páginas