.


.

.

20 março, 2009

máquina de lavar roupas: vilã ou heroína?

A notícia já está datada, foi divulgada por ocasião do dia internacional da mulher, que o jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano, publicou artigo polêmico: a historiadora do direito, Giulia Galeotti, publicou o artigo sob o título A máquina de lavar e a emancipação da mulher:ponha detergente, feche a tampa e relaxe. Isso mesmo que você leu. É esse o título.
ilustração: reprodução
Lembro vagamente de ter ouvido no telejornal da noite comentários a respeito de que o artigo enaltece o papel do eletrodosmético, e que ele seria mais importante para emancipação femina do que a pílula anteconcepcional e o direito ao aborto (!). Não li referido artigo, mas li a matéria de capa da Revista da Semana [editora Abril].
Vou logo ao que importa: esta última matéria traz um resumo de tudo o que repercutiu a respeito do artigo do jornal católico. O mais interessante é saber que:
' O L'Osservatore Romano, no entanto, não publica apenas textos religiosos. O jornal diário, com 8 páginas, descreve as atividades e transmite as mensagens do papa, é certo, mas também há espaço para opiniões de intelectuais laicos e até de outras religiões. O artigo (...) é despretensioso, bem-humorado e por isso não foi unanimemente achincalhado. Em nenhum momento sugere que as mulheres devem ir para o tanque, ao contrário. Despertou comentários irônicos mais que ataques. '
Ah! tá... bom saber que há humor no Vaticano, nem que seja nas páginas do jornal do papa.
Outra coisa: que eu me lembre, da maneira que foi divulgado [fantástico, jn etc] fiquei com a impressão que a mensagem era preconceituosa, ultraconservadora e daí pra pior.
Esse assunto me fez lembrar um episódio que vivi anos atrás, quando mudei pra Maceió, e todas as pessoas de lá insistiam que eu devia contratar uma empregada doméstica pra morar comigo, inclusive, eu deveria procurar um imóvel 'com' dependências de empregada. Não concordei, como ainda hoje não concordo.
Eu, do meu lado, corri para uma loja à procura de uma máquina de lavar, porque sempre julguei que o serviço doméstico mais pesado é lavar roupa. Ingrato demais. Todos me olhavam atônitos. Pra quê gastar dinheiro com máquina de lavar roupa se eu poderia perfeitamente pagar uma lavadeira/passadeira a preço de banana? Mentalidade ultrajante e subserviente.
Mal sabia eu que muitos anos depois estaria eu sentada em frente ao computador ligando aquele episódio a um artigo do jornal do Vaticano, e concordando que sim, a máquina de lavar roupas representou um avanço tecnológico para a humanidade, mas daí a reconhecê-la como o meio principal para emancipação feminina ...