.


.

.

27 maio, 2009

um pouco a respeito da terra do dragão

Quando pensamos em um pequeno e fechado reino encravado entre a china e a índia, logo pensamos no tibet. Mas não, não é. Este pequeno reino, em sua língua, quer dizer "terra do dragão". Hum, já sei, ainda não ajudou muito, porque, convenhamos, dragões, coelhinho da páscoa e santa claus não existem, e a cegonha não traz os bebês no bico. Ok. Mas butão quer dizer 'terra do dragão', em butanês. A história recente desse pequeno país encrustrado nas montanhas do himalaia pode ser contada a partir de dezembro 2006. No seu dia nacional, celebrado naquele mês, o rei fez um histórico discurso abdicando a favor do seu filho e anunciando a realização de eleições democráticas.

O povo do butão foi às urnas em março de 2008, terminando assim mais de um século de monarquia absoluta.


Imagine só. Trata-se de um país muito montanhoso, sem centros urbanos e que vive da agricultura. 

Os picos atingem mais de 7.000m de altitude, e o ponto mais elevado alcança absurdos 7.570m, não custa dizer que nunca foi escalado. Já a sua região de menor altitude abriga vales férteis e densas florestas. A maior cidade do país é a capital e tem população de 50.000 habitantes. O clima vai de tropical ao sul, passando para um clima de invernos frescos e verões quentes ao centro, chegando a invernos severos e verões frescos nas montanhas do himalaia

O butão é principalmente reconhecido como um país onde a felicidade vem antes da riqueza. Os cartões de crédito lá não existem. Eles inclusive criaram um índice interno próprio e paralelo ao pib, é o felicidade nacional bruta, um conceito que está amparado basicamente por quatro pilares: desenvolvimento econômico sustentável, preservação da cultura, conservação do meio ambiente e boa governança. Não é demais?

Eu já mudei para lá. Ao menos em meu perfil orkutiano escolhi morar no butão e não pretendo sair de lá porque me parece o melhor lugar para se estar atualmente.


fontes: wikipedia.org
letraselucros.com.br
foto: de josé eduardo de sousa cruz rocha