.


.

.

26 janeiro, 2010

são paulo, 456 anos, corpinho de 457

Este post estava programado para ontem, aniversário da fundação da cidade de São Paulo.

Sim, esta cidade de São Paulo tem passado, minha gente. Ah, se as árvores falassem, o tanto que viram acontecer por aqui, ah, e se as outras testemunhas oculares da história  como as casas, igrejas e capelinhas se pronunciassem...certamente contariam muita coisa, como a casa do bandeirante, por exemplo.



A casa do bandeirante é um exemplo das habitações paulistas construídas entre os séculos XVII e XVIII. Estas casas eram encontradas no que eram consideradas áreas rurais, imagino que se fosse traduzir para os dias de hoje equivaleria à Grande São Paulo e o interior adentro.

As casas dos bandeirantes  se localizavam principalmente junto a bacia dos rios Tietê e Pinheiros [imagina se esses dois coitados pudessem falar, vixi!].




As fotos são da casa do bandeirante no bairro do Butantã.  Mas existem outros exemplares desta construção espalhados na cidade, como aquelas que se encontram nos bairros do Tatuapé e do Jabaquara, e até mesmo a casa do grito, às margens do córrego do Ipiranga.

Um pouco sobre o Butantã
O bairro do Butantã  remonta ao ano de 1566, quando foi concedida uma sesmaria a Jorge Moreira e Garcia Rodrigues, na paragem conhecida como Uvatantan. Em 1602 há registros dessa propriedade como pertencente a Afonso Sardinha, com o nome de Ubatatá, termo tupi que significa "terra dura". Posteriormente foi feita a doação de seus bens à Capela de Nossa Senhora das Graças da ordem dos jesuítas. [imagens e informações do Museu da Cidade - http://www.museudacidade.sp.gov.br/]

... e falando em jesuítas...

Sempre me recordo do lindo filme A MISSÃO, de Roland Joffé, com um time de atores de 1ª linha interpretando aqueles padres da Ordem de Jesus.

É um filme que me emociona muito, também, as belas imagens e a trilha sonora de Ennio Morricone compõem um filme belissimo mas aí já é outra história...





imagens: divulgação

Mas é isso. São Paulo completou 456 anos mas seus problemas a envelheceram muito mais. Adoro essa cidade, suas histórias, seus lugares, mas nem sempre a gente que por aqui passa ou que aqui mora, cada dia mais sem-educação, que esquecem que São Paulo é uma quatrocentona a caminho dos 500 anos.