.


.

.

08 fevereiro, 2010

momento desabafo

Este será um ano para se tomar muuuuito chá de boldo,  antiácidos, DRAMIN e semelhantes. Por quê?

Ora, porque a eleição será polarizada entre dois partidos, que em comum têm 8 anos de governo federal no currículo. Um pretende dizer que o outro não o é, mas é e vice-versa. Confuso? É e será.

Algumas coisas precisam ficar claras: o calor insuportável que enfrentamos não é obra de A ou de B, as chuvas também não. Mas as consequências materiais e as mortes, sim. De A, de B e de todo o alfabeto político. Falo por São Paulo, onde vivo. Já foi administrada por quase todos os políticos que aí estão, seus partidos e aliados.

Então, as construções em áreas de risco, as próximas aos mananciais, as próximas ao leito dos rios e córregos, são responsabilidade de todos os senhores e senhoras que sentaram na cadeira de prefeito desta cidade. Com isso quero dizer que os problemas estruturais da cidade não vêm de hoje, não são exclusivamente da gestão atual. É dela inclusive. 

Mas acabo de ler no site G1 a seguinte manchete: ATO CONTRA ENCHENTES CAUSA TUMULTO EM SP. Ato contra enchentes! Não sei se rio ou se tomo um DRAMIN. As enchentes e os alagamentos são só responsabilidade da prefeitura? Ah, tá, só pra saber!

Agora, o lixo que se avoluma nas ruas e galerias subterrâneas, os sofás, geladeiras, colchões, garrafas PET e latinhas encontrados aos milhares nos córregos e rios, além do lixo acumulado nas calçadas, é responsabilidade de quem, cara pálida?
Vocês viram as reportagens do Domingo Espetacular e do Fantástico ontem? Pela 1ª vez, desde que as fortes chuvas começaram a causar alagamentos hollywoodianos, o jornalismo das tevês apresentou matérias que trataram na medida certa a origem da maior parte dos problemas que a cidade enfrenta.
Eu não me conformo com a frase-chavão: "só quero os meus direitos". Perfeita para quem de fato têm direitos a reivindicar. Mas ninguém quer saber de assumir os deveres, não é?
Então, meus caros, muita gente já quer capitalizar em cima da desgraça e dos desgraçados, como sempre.