.


.

.

19 março, 2010

ascenção e queda do império romano

Lembram-se das aulas intermináveis ouvindo falar em Rômulo, Remo e a loba, os imperadores, o exército romano, as conquistas, o vasto território desse império e a sua queda?


Agora, como num corte rápido da câmera de Fernando Meirelles, volte ao presente, porque quero falar sobre um tema que há dias estou para comentar, e aguardava o momento oportuno para fazê-lo.  O assunto não é nada corriqueiro, em que pese quererem torná-lo: o jogador Adriano, do Flamengo.

Ahhh, não, futebol! Não vou falar de futebol, acontece que de artigo em artigo fui ficando mais curiosa em entender por que raios falam tanto nesse tal Adriano, afinal, jogador de futebol sempre está envolvido com mulheres, concentração, baladas, bebida etc.

Os telejornais são tão politicamente corretos ao tratar do assunto, que eu não entendia nada. Mistura-se a noiva, com a noitada, a escalação pra Copa do Mundo, a moto... já nas edições on line é possível traçar [pelo menos para mim] o que de fato anda acontecendo.


Até que hoje fui assistir ao Monkey News, no UOL, e lá entre gargalhadas do José Simão e do Rodrigo Flores, este último comentou falou da reportagem do jornal O Dia sobre as noitadas do Adriano [aqui].

Fiquei passada e amarrotada ao mesmo tempo: são tantas semelhanças [ou coincidências] com a história de Roma, que não consegui escapar à armadilha da comparação.

Some-se a isso que o chamam de imperador, imaginem só como ele se sente! O próprio soberano. Não por acaso, ele mandou que amarrassem sua noiva a uma árvore, já que a própria resolveu fazer escândalo num churrasco, ao qual não fora convidada. Amarrar alguém a uma árvore e deixá-la, assim,  até a manhã do dia seguinte...


E tem muito mais, basta ler a reportagem e tirem  tirar as próprias conclusões.

Voltando ao verdadeiro império romano, achei um interessante texto, que fala exatamente o que aconteceu à poderosa Roma e seu vasto império [leia aqui], e dele extraí o seguinte parágrafo para encerrar este post

"A história da sua ruína é simples e óbvia", (...) "E, em vez de perguntar por que foi o Império destruído, deveríamos antes surpreender-nos com o fato de ter subsistido por tanto tempo."


Pelo que percebo, futuramente será possível encontrar as mesmas conclusões na seção de esportes.